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y a Visa ap ie ‘ 7 . * -yirtudes , he; porque pelos actos de Fé, e Ef- * -peranga fe difpoem o homem para a Carida- _- “condenado o dizer , ze @26 = Trat. XVIII. Das Propoficoens condenadas te --mana deliberada , que na6 he amor do mun- -do, fofle amor de Deos, feria baldada no Bau- tifmo:ainfufa6 das outras virtudes fobrenatu- -faes , porque do Concilio Tridentino /e/ 6. ‘cap. 7. confta , que no Bautifmo {a6 infundi- _ das outras virtudes , a0 menos as ‘Theologaes. _.B a razaé porque devem fer infundidas eftas -de, coma sb o homem fe faz amigo de Deos pot meyo da graga ; e poriflo deve poder ex- -ercitar os actos fobrenaturaes das outras vir- tudes. E aindaque ‘Deos quizefle com o feu influxo fuperior concorrer {6 para os actos de Caridade, nem poriflo toda a acgaé humana -deliberada , que na6 he amor de Deos fobre- ‘natural, feriaamor do mundo, que heo que fe condena nefta Propofigad. - PROPOSIC,AM VII. . ‘He neceffario que toda.a obra do Infiel feja peccado. Condenada. fee 17 A falfidade defta Propotica6 fe mottra ‘na explicagad da Propofigad antecedente , e pelo que definio o Concilio Tridentino fef. — 6. Can. 7. que he o feguinte : Se alguem dicer , que todas as obras , que fa0 feitas antes da ju- Stificagad, por qualquer razad que fejao feitas , fad verdadeiramente pectados , ou que merecem - @ odio de Deos; ou que quanto mais procuracom vehemencia difpor je paraagraga, tanto mais gravemente pecca ; ei excommungado, = — 18 Tambem Propofigad; porque de muitos lugares da Ef- “critura confta que os Intieis podem exercitar “as operagoens moraes honeftas ; e que nelles — he louvavel o exercicio das taes operagoens. No Exod. 1. fe diz; que Deos encheo de da- divas as parteiras do Egypto, que contra o ‘Decreto do impio Rey confervava6 vi os os © ~‘meninos. No 3. dos Reys 21. confta, § Deos ewe a.Achab, porque o vio humilhado na fua prefenga. Donde fe vé, que hefalfo, ¢ que o Infiel pecca em to- -da a obra , que faz. pes : PROPOSIC,AM IX. © Na verdade pecca aquelle , que tem odio ao peccado méramente pela fuatorpeza, e defcon- ‘veniencia com a naturezaracional , fem re/peite algum a offenfa de Deos. Condenada. - 19 Nab fe péde aborrecer , e deteftar 0 _. peccado como coufa defconveniente a natu- reza racional, fem haver algum refpeito a Deos' offendido ; porque quem aborrece o peccado pela fua torpeza, e defconveniencia com a natureza racional o aborrece como il- licito , ¢ prohibido : e como {6 péde fer pro- ‘feguintemente como offen{a de Deog: \ 20 Daquifecollige a falfidade det 0 Concilio Tridentino. Logo naé {6 na6 p | 4 Confirma-fe : porque-he doutr ‘mua, que na6.pecca aquelle, que obr, fem conhecimento , ou advertencia expli¢ © mofttaid falaiide dette”. cada hum o gue he feu, {6 pelo motiy d -ferem eftas coufas congruentes a natureza fat -cional ; aflim naé pecca , mas antes obra bem hibido por Deos, poriflo he aborr deteftado como prohibido por Deos he impoflivel aborrecer o peccado pe conveniencia, que tem com anatureza rae onal, fem que juntamente feja aborrecig re{peito, ao menos implicito; a Deos o do , como diz Viva tom. 1. p.2. fobre efta -pofigad x. 1. ae ‘pofigaé ; pois he certo , que na6 pecca, obra honeftamente aquelle , que aborrg ‘peccado pela fua torpeza , aindaque efte ag de aborrecimento na6é proceda do motive! ‘Caridade , nem diga refpeitoa Deos o do. A 'raza6 he; porque éfte odio do do, ou ee concebida pela torpezagg mefmo peccado , he equiparado 4 Artrigag R motivada das penas do Inferno, como definig 4 f ny ca, mas antes obra bem aquelle, que abo ceo peccado f6mente pela fua torpeza. | forme o diCtame da razaé : atqui aquelle de Deos aborrece tudo o que he defconve ente , e diffonante a natureza racional , cor 0 furto, mentira, e homecidio , &c. efte {é duvida obraria conférme o dictame da ra do mefmo modo, que obraria conférme o meg mo dictame, fe fem advertencia a Deos obm fe tudo o que he conveniente a natureza 1% onal, como honrar aos pays , dar a cada hi o que he feu , &c. Logo aflim como nad pe ca, mas antes obra bem aquelle , que fe zer refpeito a Deos, honra aos pays, € aquelle , que fem advertencia alguma, e rel peito a Deos offendido , aborrece 0 peccadam pela fua torpeza , e defconyeniencia com ana tureza racional. / at <-"PROPOSIC,AM X. (ia A intencad, com que bum aborrece o mal, e fegue o bem , méramente por alcancar a Bem aventuranga , nad be boa , nem agradavel & Deos. Condenada. Wea 22 Claramente fe moftra a falfidade defta Propofigad pelas palavras do Concilio Tt dentino fe. 6. Can. 31. que diz : Se alguem dicer , que o juftificado pecca em quanto OTA com ointuito daremuneracad , e paga ete Seja excommungado : aonde o Concilio dena aos hereges , que affirmavaé , que. 0: pe cado fe continha, quando algum obrava’ precifamente pelo intuito da paga: logo 0a@ ha vicio algum nefte modo de obrar. © ;
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