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Ng gi0 fet da rte Ou ary DUS 0S ti los ra ves sis ef- pa CO em r13 luo x05 do ftr. jd eae er Tratado I. do I. Mandanienco: per naturam cognofci non. poffunt 5 ou , co- mo dizem outros,e/? predittio ope Demonis fa- éta circa res bumano modo non cognofcibiles. A adivinhagaé ou he com paéto expreflo , ou ta- cito com o demonio; com pacto expreflo’, quando expreflamente fe invoca para faber de algiia coufa, v.g. dealgum thefouro efcondi- do, ou quando fabendo que 0 demonio aflifte , fazendo-fe tal , ou tal final para defcubriro que eft4 oceulto, ufamos do tal final : A adi- vinhagad com pacto expreflo com o demonio he peccado mortal , e muito grave. Pacto ta- cito , ouimplicito he , quando fe ufa de al- guns meyos frivolos , e inuteis para faber al- guma coufa occulta, como fe para. achar al- guma coufa perdida, efaber adonde eftd , fe fizeflem algumas rayas , ou efcritos , &c. Sic Bonac. tom. 2. difp. 3. de fuperft.q. 5. puntt. 3. num. 4.'€9. Aadivinhagad com pacto im- plicito com. o demonio he peccado mortal de fua natureza , aindaque fe fe faz com- ignorancia , que na6 feja craffa, nem affe- ¢tada, nad ferd peccado mortal: diftingue- - fe em efpecie , em ordem 4 confiffad , a adi- vinhagaé , que fe faz com pacto expreflo , da que fe faz com pacto implicito; porém a que fe faz pelos Aftros naé fe deftingue em ef- pecie da q fe faz pela agoa, ar, voz, paffos, &c. Ita Sanches /ib.2. Sam. cap.38. 0.14.18. 19. | ‘Idolatria ef guando cultus foli Deo debitus exbibetur creature. Huma he idolatria for- .de materia; comov mal, outra material , como fe ditd nefte Capi- tulom. 39. $ Lema hintaan ' 28 Avvdobfervancia ef, im quatacite de- mon invocatur , affumendo media aliqua impro- vel fcientiam acquirendam ; e pdde fucceder for com tacito, péde efcufarfe de mortal pela tas,e a Va obfervancia para confeguir outros effeitos , como v. g. fciencia, faude , fazenda, se ee _ mentos, efperando vamente que Deos |he def- 4s portionata ad talem effectum , v.g. ad divitias Mat ig tn — a - TS &c. Ita D. Thom. 2.2.4.97.art.r. Diz S. Tho- mds , que o tentar a Deos péde fer de dons modos, hum expreifo. , outro interpretativo : ferd expreffo , fe duvidando de alguma prefei- gad de Deos , fe faz alguma coufa para experi- mentar a tal prefeicad; e fe fofle com duvida pofitiva da tal prefeigad Divina, teria efta ten-, taga6 de Deos a malicia da hetefia formal. A tentagaé de Deos interpretativa pode fucce- der dedous modos, ou deixando os meyos naturaes, que conduzem ao fim , querendo que fem elles Deos 0 conceda,como v.g. fe ha enfermo fe nad quizeffe valer dos meyos na- turaes, querendo que Deos fem elles lhe con- cedeffe a faude :, ou quando voluntatiamente fe arrojafle algum ahum perigo, de que {6- mente Deos o podeffe livrar ; como v.g. fe fe langaffe de hia torre abaixo. Ita Sanch. #2 De- cal.lib.2.cap.34.n. 1,¢2. A tentagad exprefla de Deos he peccado muito grave , nem péde fer venial por parvidade de materia. A interpre- | tativa tambem de fua natureza he peccado mortal, aindaque o pédde deixar de fer por trez modos : ou pela ignorancia , que nad fe~ ja craffa, ou fe algum fe arrojaffe a algum pe- rigo por efpecial impulfo de Deos, comoS. » Apolonia fe arrojou no fogo ; e entad nad fe- tia peccado , nem tentagad de Deos, e final- mente , poderd a tentaga6 interpretativa algu-_ ma vez nad fer peccado mortal por parvidade £ fe em alguma enfermi- dade leve na6 quizeffe algum ufar de medica- fe faude, fem tha pedir, por modo de milagre: fic Lefius de Fu/t. b.2. cap.45 .dub.1.n.4. in fin. Sanch. fupran: 5. in fin. ‘ bs Age com patto expreflo , ou tacito com o demo- nio : fe for com pacto expreffo , he mortal , fe irreligiofidade, ef? alicujus facri violatio. E. pé- de fer de trez modos ; ou contra locum facrum, como v.g. quando fe comette alguma morte, ignorancia, como fe dice da adivinhaga6: de- o {ta fe differenca a va obfervancia,em que aa- for divinhagaé fe faz para faber as coufas occuls | u effufad de fangue na Igreja ; ou contra per- mam facram, como v.g. quado fe poem maos iolentas em algum Sacerdote, ou torpemen- Pte fe pecca com pefloa, g tem voto de caftida- de: ou contra rem facram; como v.g. quado fe O facrilegio , que he outra efpecie de &c. Tambem fe differenga do maleficio ,por- recebem indignamente os Sacramentos , ou fe que efte ef? vis mocendi aliis ope demonis : € furtad os Calices,ouquaefquer coufas fagradas. hum fe chama Veneficio , outro Amatorio:ete Do perjuro, que he outra efpecie de irreli- he, quando fe ufa da affiftencia exprefla, ou giofidade, fallareino Segundo Mandamento, — implicita do demonio para excitar o amor cap. r. e da fimoniamo trat. 10. n. 153.0" feqq. carnal , ou odio contra alguem: o Véneficio na explicagaé das Propofigoens 45. ¢ 46. con- he, quando fe ufa de taespactos para fazer denadas por aa oe XI ena a ™; eqq. gee mal. O:nome de Magia, ou maleficio, coftu- te trat. 10. m. 141. ma tomarfe por todo o rode feiticos,de 31 P. Accufo-me, Padre, que achando-me que fallarei nefte Capitulo, 7) . nit ig huma ferida, que fiz, chamet 4 hum ho- 29 A Ieregalaridadef tium, quod tendit mem, quedizia6, que tinha graga para curat — circa irreverentiam Dei. A faaprimeitaefpe- femelhantes feridas, ¢ M¢.curot com humas cie he a tentaca6 de Deos,que fe diffineaflim: certasoragoens,quemedice =’ Tentatio Dei eftdiétum , vel fatum, quo quis C. Eapplicou-lhe algfias hervas,ou outro me- explorare cupit : num Deus fit potens , %, yonatural , q podefle ter virtude para o farar? i 3 “y A Be bDD an ? & = be ;

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