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. Se tee ” ae = a —=— % ES eee oe rie oF ae ¥ Bd <i 3 ae on roa eS tee be a ee! ; Be . “ ci 30S Veneraveis Padres Sacetdotes. Ge Ce mo,fubn.erpido G0 abatido calabouco das fuas cu} pasye ag s feus proximos c6 o fe mdoexés plo: ferd porta de eterno inferno aquelle, q havia de cédudzir as almas pata as portas da Gloriat - ‘ferd como atalaya cega, que nao pode conhecet as invafoen ‘inimigas,nem defender Ocampo, — ‘G Ihe eftd encomédadosferd: como o foldado fem armas, 4 facilmente he vécido do feueontras — rio: mercador fem cabedal,q he precifo viva fem credito,e fazenda:como o lavrador fem femé« te para femear, G he forgofa nad podér recolher: como ave fem azas, naé poderd voar ao Ceo, ficard {empre entre 0 terrefio, e caduco : ferd como o corpo fem alma, hi cadaver fetido c6 os Vicios, morta para a graca,e vittude : ferd como hii cddieiro apagado,q nad firva de luzit,fenaG ‘de embaragar:ferd emfim mudo para perfuadiro bé c6 o exEplo,e a partar do mal c6 a doutrina: La ficaré dedicado ao vilipendio do povo,é defprefo da gente: Oprabritt hominis,» abjettio plebis. 7 Para remedio de tanto eftrago de coftumes, que o mundo relaxado padece, deixou Deos ; 3 -q triaga faudayel do feu Sangue preciofo depofitada nas fontes Divinas’ dos Santos Saetamen- ‘tos. Eftes fa6 0 recurfo dos malfeitores , 'a faude dos enfermos, a medecina dos doentes, o ns foccorro dos neceflitados, o thefouro dos pobres, o fubfidio dos famintos, € emfim, nelles poz re 6 Ceo o remedio dos males do mundo, Nie cane dos Sacerdotes a farar com efte an-_ ann tidoto. Mas Odor! Que tambem fe vem profanados éftes Santuatios ! Odell ee pie Te igh sa aa ) tos fabosquein- ‘dignamente fe chega6 ao Santo Tribunal da Confifla6? Muito pouca he em muitosChrifta- =< os md4os a diligericia em fe difporem pata huma boa confiflaé : acon{ciencia feexaminamui- = = to fuperficialmente : muitas vezes fe occultad os peccados por medo, e embatago ; na6 fe ma- . Coe “nifeftad as circunftancias precifas, que contorrérad na culpa: a dor da‘offenfade Deoscoftu- = ‘ma fer muito pequena, os propofitos muito fracos: eftaverdade fe-conheceemmuitos,queé i sit “vivem de aflento annos inteiros no vicio:: naofe reftirie fama, nem honra, nem fazenda; naG “fe poem de parte o odio, e m4 Vontade : nad ‘fe deixa a correfpondencia illicit OS , ‘ quantos (6 Altiffimo Deos ) chegaé as Aras Divinas com 0 coracad manchade “quantos (0 Paciencia Divina ) chega6 como’ Judas a receber facrilegamente‘aquelle Pa “Anjos? O’ naé feja telvez culpa dos Confeffores , que na6 fouberad, ou nad quizeraé , ou nad fe atrevéraé acumprir com a fua obrigaca6 no Juizo do Confeffionario ! E nad permitta o “gue os penitentes cheguem com:ta6 pouco refpeito’ a tad tremendo Sacramento po vdos feus Miniftros : Ex inordiata, ( indiftiplinata miltitadine Sacerdotum( dizia Santo A brofio) hodie datur contemptui Redemptoris noftri venerabile Sacramentum, nam, qui debuerus ‘effe Vicarit Apoftolorim, Cy filti Petri, fac funt focit Jude. 96 ~ 6 Na6 he laftimofa tragedia efta, que fuccede no povo Chriftad ? Tanto victoytagta mals eg _ dade, tanta abominagad: a culpa com tanto fequito, e 'a'virtude com ta6 poucof?’Oscami= = nhos do inferno ta5 povoados, e taé defertos os do Ceo, que elles mefmos choraG:com amar- ura: Vie Sion lugent , eo quod non fint , quiventant ad Jolemnita em; como dice Jeremias, wr ‘Thren. cap.t.v.4. Os Anjos do Ceo o lamentadcom dor : Angelis pacis amare flebuat. Diffi- ~ ey pata funt vie , ceffavit tranfiers per femitam.E os miniftros do inferno celebrad com mo- ~ ae _ ftras de alegria a {oledade dos caminhos do Ceo, ea povoagaé dos infernaes Perbsesiaibe i ra per te manibus omnes tranféeuntes per viam.: fibilaverunt, ¢ moverunt caput funm fiper ji ‘os Rate Serufalem : Haccine eft urbs , dicentes, perfecti decoris, caudium univerfe terre? Thrén.cap.2, {9 v.15. Efte he, dira6 os inimigos, efte he o povo Chriftao, que Chrifto fundoucomtal primor® = Efta a Igreja , que Deos plantou ta6 formofa , fem mancha, nem ruga? Comoagoraeftasos = feus membros affeados‘com 0 peccado? Ete he 6 povo efcholhido, e a Cidade querida,que nos feus ptincipios era alegtia dos Ceos, ¢ admiraca6 da terra? Que he feito dapaz,' que tad encarecidamente encarregou na terra o Filho de Deos, antes de fubir ao Ceo? Aonde eftd _ a pobreza d@ efpirito, e a humildade , que Chrifto com o feu exemplo deixou enc then- dada aos Fiéis?:Pois fe vé tanta cobica, e ambigad nos Catholicos ? Aonde éftd a pureza 1, da vida? A fujeigas as - Divinas Leysh A obediencia aos Sagrados Mandamentos, qué» o Redemptor praticou, morrendo obediente em huma Cruz? O que fe véfad tranfgref- f foens, Ce defobediencias. Adnde eftd o refpeito ao’ Sagrado? O decéro'ao Divino? © # qi 6. 3 7 Devemos chorar com fentimento;que todos os caminhos eftad viciados: Omnisiguippe ¢aro corruperat viam filam fiper terram.’ Genes. cap.6. v.12. E que foy tal a traga’, efiveja,e@ “arte do inimigo, que emtddo 0 genero de'Ettados, fent ‘perdoar ao mais fagrado, temlangado amaé: Manum fuan mifit hoflis ad‘ oinnia defiderabilia éjus. Thren. cap.1. ¥:t69 EB porque? A Como fuccedeo taé trifte eftrago ? Oniawidit gentes ingreffas Sancttuarium faem quibus praceperas neintrarent in Eeclefiam tuam. Porque entrarad'na Ipgreia, os quedeviad eftar fora © della: fizera6:fe Sacerdotes 08 que’ deviad fer leigos’ fentaraé-fe'na Cadeira da'confillaé, ab- folvendo, os que deviaé chegat’adifeu tribunal confeflando: dera6-fé cargos’ dealmiasa quent na6 fe podia fiar o cuidado dos corpos ; eritregon-fe 0 poverno das Igrejas; ads que nad erad a ig idoneos para governar fuas cafas ¢ dem-mié vel ‘Superi es para lhes ie % # . ar fuas cafas ¢ demsme licenga, e venia os veneravi sores:Para te 4 dizer: Si forte permittant ingredi gentes Ecclefiam Dei , de quibut preceperat n inirarentit = Fi i gay eit ; a xe ¢ eam, : q a ‘ a Jog Ae if . : x PPR: & 4 4 * Rte ae ty, ; at : la 7 ne. af = ; a ind Fi ie . a ‘ 7 7 P z a Bee
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