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A HISTÓRIA MISSIONÁRIA DOS CAPUCHINHOS PORTUGUESES 227 bino Capela, Daniel de Vilar, Pedro Ferreira, Delfim Correia, Joaquim Lo– pes, Armando Costa,Adelino Soares, VítorArantes, Mário Rito, Luís Leitao, Manuel Arantes, Alfredo Teixeira, Acacia Sanches y António Joaquim. 4. Ü TRABALHO MISSIONÁRIO EM 38 ANOS DE PRESEN<;A EM ANGOLA A obra missionária dos Capuchinhos Portugueses em Angola atingiu dais destinatários diferentes: o povo nativo, com quem se desenvolveu a actividades missionária, propriamente dita; o povo metropolitano, que já tinha recebido a primeira evangeliza¡;ao mas que agora na sua situa¡;ao e emigrante carecía dum especial acompanhamento na sua caminhada de fé. Comos primeiros, em paralelo coma obra da evangeliza¡;ao criaram-se estruturas sócio-culturais: igrejas, capelas, escolas, oficinas, internatos. Com os segundos desenvolveu-se a catequese a anima¡;ao litúrgica e conseguiu-se a motiva¡;ao de alguns para a catequese e a obra social a de– senvolver entre o povo. Nao houve na generalidade urna preocupa¡;ao estudo da cultura autóc– tone, a evangeliza¡;ao fez-se em moldes europeus e foi muito sacramenta– lista. Contudo, com a chegada de missionários já formados no espírito con– ciliar surgiram algumas tentativas esporádicas na linha da incultura¡;ao da fé. Lembro pessoalmente o exemplo de um missionário que procurou aprender una língua indígena, eu próprio também fiz esfor¡;os nesse senti– do; come¡;aram a utilizar-se Canticos em línguas autóctones nas reunioes e nas celebra¡;oes; pessoalmente fui o primeiro a utilizar o batuque numa ce– lebra¡;ao festiva e canticos em língua nativa. Mas ficou todo um estudo por realizar das manifesta¡;óes de religiosidade natural muito enraizadas entre o povo nativo; o tipismo da vida familiar com o seu parentesco alargado; a serenidade do povo; e outras realidades de sua vida socio-cultural -cujo conhecimento se impóe para que a fé seja verdadeiramente inculturada e dé frutos novas nas expressóes e na vivencia desta cristandade. Curiosamente, foram confiados aos Capuchinhos Portugueses os tres maiores santuários de devoi;:ao indígena: A Senhora da Muxima, Santo António de Quifangondo e Santa Ana do Caxito (mama Sant'Ana).A es– tes santuários acorriam diariamente romeiros de toda a Província de Luanda, muitos permaneciam alguns días para rezar e cumprir as suas pro– messas. Na evangeliza¡;:ao desta gente pouco se fez, mas o dinheiro que dei– xavam a cria¡;ao de estruturas no campo sócio-cultural. Recordando esses romeiros lembro-me de roda a mímica desenvolvida diante da imagem do santo ou santa com a nota na mao, antes da sua en– trega aos pés da imagem ou na caixa das esmolas. As cartas que escreviam aos santos sao duma espontaneidade deslumbrante. Tudo isto ficou sem aprofundar.
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