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INTRODUÇÃO 1. A quantos estavam acostumados ao fü;ulo tra. dicionai deste . livro, ter-lhes.à parecido estranho que mudássemos «Actos> em «Feitos>. Mas na realidade este é o termo que em português melhor corresponde ao grego «pracse'i.8» ... Se este título foi ou não dado por São Lucas ao seu livro, não se sabe, mas é, certamente, antiquíssimo. Não corresponde muito bem ao conteúdo d-0 livro, pois não é uma história completa de todos os Apóstolos. São João Crisóstomo chamou-lhe o Evangelho do Espírito Santo, pois nele São Lucas nos descreve como, segundo a promessa de Jesus, o Espírito Banto que desceu sobre os Ap6st10los e os fiéis no dia de Pen– tecostes é o princípio de vida e acção dos discípulos, transformanão-os noutros homens e impulaando~os a propagar por toda a parte o nome de Jesus. Os «Feitos dos Apósfolos» são o reitato a.o cumpri– mento da profecia de Jesus: «Haveis de ser minlias testemunhas em Jerusalém, em tod!a a Jude.ia e Sama– ria e até aos confins da terra». (O,àp.1, 8). Depois de uma breve introdução histórica os «Fei. tos» descrevem: a) a fundação da Igreja de Jerusalém, particularmente por São Pedro (Oaps. 2-"I); b) a pro. pagação da Igreja na Judeia e Samaria e os prepara– tivos para a missão entre os gentios (Oaps. 8-12); c) a actividade de Bão Pa'lilo na conversão dos povos pagãos e a· sorte do mesmo depois da sua prieão em J erusaiém até ao fim da sua prisão em Roma (Óaps. 13-28). 2. São Lucas, seu autor, parece ser natural de Antioquia. Foi convertido directramente do pagantism.o,
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