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Contet:i.do dos livros ;sapiemciais 68 ., ECLESIASTES: - A dou.trina do Ecl esiastes gira à volta de trás rontos principais: a) - n· wüdade das coisas humanas, a que o h.2_ mem não devo a.pegar o coração, embora Eein chi~ no nessimismo dos tempos modernos. b) - n, imporfeição do: ciência humana, rJmbora sem negar o seu Valor nem cair no ri~pti– cismo. e) - a r:iodern,çãô nos desgjos e ambiçEles, co:i;i- tentando-nos corn·a relativa fmlicidade que a vida nos pode dar 1 mas sem cair no hedonismo, an tr.:.:s tomando corno norma~ -.Te me a Deus e óbserva os seus mandamentos. Cap. 12,13 .iUém dum pr6logo e dum epÍlogo, distinguem-se duas partes no Eclsias- . ·t·es ~ lª• Vaidade das coisas terrenas 2ê. Regras práticas para uma vi da ·fdiz. · CliJT'I'ICO DOS CÂNTICOS~ ·- E um pó§_ Cap, l,12t6~ 7i 12,80 ma atribuído a Salomão por urna· _velha tradição, emb·o. rtt seiii grando fund:::1.men to histórico. E mais prová– vel que tenha sido comp,)sto no sécº IV a. de Cris )s, to. · A sua interpreção é m~ito difícil, dado o cá– rácter meta1Eórico e a1 egóri co, que reveste r1ão só o conjunto, mas at~ nos pormenores. Os racionalitas: prefere~ ver nele um ijimnles poema ou série de poe– r.ias árnatórios, · ~uramente natural, Outrom, e entre .§.. les alguns c/ltÓlicos, co.nsideram-no uma glorifica - çao do a111or e· das núpcias de S.alomõ,o com a filb.a à.:.:,.c:1 fara6 e, siriibôlicamente, das núpcias ou união de De us cor:-1 o povo hebreu e de Cristo -eom a Igreja. A irtterpretaç?,O mais aceitável, poré?c1, ó 1:1.que– ll:i. que, di1:ecta e primo.riaoente~-;: vê no C~n1tico dos

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