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57 Conteúdos dos livros proféticos ção de elas se e sem prepara;yão alguma, s'ilo lançados no tumulto da vida social e polític~, a fim de est~nder a todos - reis e súbditos 1 sacerdotes e lei.gos, - , a sua autoridade e actividade. · Deus comunica-se com eles por meio de visões 1 e !:!:_ ma e outfa vez por inter~édio de sonhos. Nas visões,o ob jecto podia apre sentar-se aos sentic\os. externos ou· 9:.. os sentidos internos, sob a forma duma imagem ou dum sím•bolo; e Deus podia também imprimir directamente no entendimento do Profeta ea espácies inteligíveis e ele vá-lo ccim a Sua luz sobrenatural, a fim de o ~ornar ca paz de ver os mistérios da divina Providôncia. t verda de que os Profetas tiveram consciência das comunicaçô:– es divinas, mas não era necessário .que compreendessem tudo o que. diziam ou viam, porque', s'endÓ a sUa. mente 1.m 1r~trurn.errtu-r:n clefic·iens",. um meio insuficiente, não p~ dia alo.:=mçar um conhecimerito exaustivo de tudo o que Deus pretendia nas ,su.as · comunicaçôes (S. Tomás, Summ'a Teologica, II-II, q, 173, a.4_). · A previsão do fµturo, nos Prof.etaé do · Antigo T.es tamento, podia ex:erci&ar..:.se sobre factos contidos nos limites do ,,eu tempo, e também sobre os acontecimentos, messiânicos, is·bo é, :relativos à futura salvação de I– srael e do muncl o. Neste segundo caso,. as profecias são de grandíssimo valor e interesse é dãô a med.i.da da oi~i gem divina'e da eterna actualidade do Antigo Testamen:– to. PROFETAS I1UUORES: Isaíai: - o lº. dos Profetas Maiores, Isaías teve por missão r~~dla.r o SenhoR da Santidade e da Magesta– de iniaessíveis, solenemente afirmadas pililo coro de Se rafins: , "Santo 2 Santo 2 Santo é o Sénb:IDr dos exércitos! Toda a terra es tá cheia dá sua gl6ria". O Deus santo, que o profeta an~ncia, escolheu Israel, entre todos os povos, e dispensou-lhe toda a espécie de favores, Is. 6, 2-4.

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