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45 Cânon da Escritura e Livros Ap6cri:foãi Epístola (ou Carta) aos Hebreus Epístola (ou Carta) de S. Tiago 2ª Carta de s. Pedro 2ª e 3º' Cartas de S. João Apocalipse e, algumas vezes 9 _ M_c. 16,9-20; Ló. 22,43 1 Jo. s,1-11. DIVISAO ro C.ílliON: .. Há dois Cânonne's :· - um judaico e o outro cristttoº O Cânon judaico é a ·colecç11o dos li– vros que os judeus tiveram por Es7ri tura Sagrada e su'– bdividern-se em dois: - O Palestinense e o Alexandrino. O·-Pa·lestinenee g. - :f; o que utiliáavarn os jud<'rns quEi habitavam na-Palestina e dele faziam parte, no tempo éi.e €:rist6 9 somente os livros protocanónicos. · O Alexandrino~ - Utilizado pelos judeus helénicos, isto~, pelos da dispersão. Continha todos os livros do Antigo Testamento, tanto protocan6nioos como d0uteroca– n6ni cos. O Cl1.NON CRISTAO: - l a colecção dos livros que os cris-çãos s,cei tam como Escritura Sagrada; compreende o Antigo e o Novo Testamento com todos os livros enumera– ifuos no Concílio Tridentino, no rmo de 1546, na sua qu– arta seoção (D. 784) e confirmado de novo ~elo Concí– lio Vaticano? no ano de 1870 (ll. 1787). LIVROS APÓCRIFOS~ - São os livros que não são ca– n6nicos, cujos aih.tores são :i.nce:rtos e que não estão in– cluídos no Cânon da. Igreja. Apesar de semelhanmes aos livros inspirados, quer pelo argumento, quer pelo títu– lo? nada consta sobre a sua inspiração, além do que con tên erros. ORIGEM DOS .AJ.)C5CRI:B 1 0S g - Os livros ap6crifos do An- tigo Testamento foram escritos, quase sempre, pelos ju– deus. Tiveram a sua origem, em parte 7 no desejo de agre– gar~ Lei novas tradições ou exortaçCes e, em parte, no desejo de completar a hist6ria bíblica.

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