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-39 Sentidos da Bíblia Como estas palavras só em sentido restrito se rea– lizaram em David - cujo corpo na realidade se descompôs e permaneceu no se1Jul6ro -, vê-se:~ que Deus intentou p;ro fetizar a ressurreição de Cristo, conforme revelas. PQ. dro. (Act. 2,29ss).. · Sentido Pleno, como o sentido típico, s6 pode uti– lizar-se para a domonstração duma verdade dogmática qu– ando ten.ha sido indiscutivelmente demonstrado, - por r2., velação .• SENTIDO CONSEQUENTE~ - E aquele que so deduz das pala~ vras da Sagrada Escritura mediBnte um simples raciocí - nio. Não ~ -prOpriamen te sentido divino o~ __bíbli~2:.,..:..320-is !.1-ão está contido form 0 ibmmrite n1:1,s _palavras da Sa~rada- ~s critura 2 mas s6 virtt:!:Almente. P◊r exemplo: Pelo facto de Deus chamarJ.:ise a si mesmo Deus de A braão, Deus de Isaac e Deus de Jacob, concluiu Jesus qoo os Patriarcas ainda viviam, isto é, que as.suas almas é ram imortais 9 pois Deus "Não é Deus dos mortos 2 mas dOs viffos". (Ex,. 3,6i Mt. 22,31-32). SENTIDO ACOMODA'I'1CIO ~ - E aquele que se dá às palavas da Sagrada Escritura quando elas se acomodam, isto é,se adaptam ou aplicam a coisas diversa daquelas que o au– tor sagrado intentou significar. Não é..2 .J~-~-E--~<2nsequência, sentido bÍblic©, nem po– de invocar-se .com~ova. Serve para ilustrar, recomendar, aconselhar,valo– rizar uma afirmação. ~:n1plifiquemos: O livro do Eclsiástico exalta deste modo a glória de Abraão~ - 11 1!: o pai ilustre duma infinidade de povos ninguém lhe foUgÜal em glória." Ecli. ~4,20. A Igreja, na sua liturgia, aplica este texto aos confessores e aos justos em geral. Ao a1)licá-lo, não faz mais que adaptá~lo a uma circunstância na ~ual o hagiógrafo n~o pensava, e, portanto, não ó sentido da

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