BCCCAP00000000000000000000907

Betitidos da Bíblia tar outras três :!llentidios, chamemos -lhe assim: · d) - O sentido uleno ou Jll.enior. e} - O sentido consequente. f) - í) sentido acomodatício.-. 38 SENTIDO PLENO: Chama-se assim àciuele sentido que, incluído nas palavras do texto, é intent~:_Cl.2.._ por Deus e, de certo 1,1odo, também pelo hagi6grafo, ainda que este o não conheça por completo. Não se dif~~()ia_'!S?.__ !lGll tido literal _1:1- ser no gra~ de cl~reza. não Chama-se pleno, porqua:rtJ.to as palavras inspi raclas encerra1n uma verdade mais plena ou abundan– te no entendimento divino que no entendimento fi– nito do escritor sasrado; ist6 é, D~us, por ser clareza e luz inf:i.ni- ta; conhece todas as coisasde modo adequado e perfeito. O Pe. Fernandez Truyols define assim o sen– tidn pleno: - 11 0 que Deus pretende dizer além da- 9.;-1-il()_...9.u~--~n tenta o autor Ei·agrâ'dõ'~embora na mes– ma linha". Conàece-se o s.entido pleno com-pm:rando os te~ tos do Antigo Testamento uns com os outros e a ten dendo à tradição da Igreja. ·- A riqueia dum texto não se esgota sempre com aná.lise estritamente exegética do mesmo, tal cvmo o autor humano, inspirado por Deus, o escreveu. Deve-se ter em· conta a luz qu~ outros textos inspirados posteriormente, derramam sobre o mes– mo assunto, de forma mais rica de conteddo ou de expressão. Exémnlifiguemos!: ·· Dayici escreveu: - "Por isso o meu coração se alegra ~ a minha alma exulta, até o meu coração descansará seguro. Porque v6s não abandonareis a minha alma na halfi'i tação dos mortos nem ermiti- reis que o vosso sànto conhe a a corrup ão". Sl º 15, 9 ss º

RkJQdWJsaXNoZXIy NDA3MTIz