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36 5ª• L I Ç 11. O --------. ---- Sehtido~ da Bíblia · Quahdó se fala de sentido, na Sagrada Escritura 9 trata-se do conceito ou verdade que o Espírito Santo - autor principal da Bíblia - , quis exprimir por · in– termélilio das palavras do hagi6grafo. Sentido e significação não são a mesma coisaº SJ. GNIFICAÇAO é a ideia quo os vocábulos da Sagrada Es– critura exprimem quando tomados em separado-,. isto é , tal como se encontram em qualquer dicionário e de a– cordo com a forfíla usual de falar. Na Sagrada Escritura existem dois sentidos prin– cipais: a) o sentido literal b) o sentido típico SEN'-'IIX) LITERAL: - E aquele que as palavras ou letras manifestam imediatamente, quer dizer, é aquele que é expresso pelos seus próprios termos. E assim cp:: os homens comunicam un.s'aos outros os seus pensamentos Ao sentido literal pertencem todas as figuras i~ dicadas a seguir: a Metáfora, usada 2, fim de dar um ::;entido directo e figurado às palavras. Por exem– plo, quando se diz~ - 11 0 homem rin,entend,§_ -se no sentido próprio ou directo, e quan– do se diz: - 11 0 prado ri", entende-se no sentido indirecto ou impróprio. Quando Cristo afirma: -"Eu sou o ca– minho", as suas palavras não se entendem no sentido próprio,Jf!as sim no sentido me– t af ó ri c o, ( J o • 14 , 5- ~) • a Alegoria, que outra coisa não é senão u– ma metáfora continuada, cujos termos tam - bém são tomados no sentido figurado, como

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