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153 A Igreja Cn,tólireace a Bíblia a existãncia de nm s6 Deus, com as exig~ncias retigio– sas e étic n,s que isso trn,z consigo. Tufos também i'i[:i,bemos que na p~áti~a se tornaria muito difícil, ~o homem con– creto, ·:cri.egar a est2-s conclus5es te6ricas e mornis; por' que, "clacla a s~ituação em que o .homem se t.mcontra depois elo pecacfo origin~& 9 não podem todo.s os homens . chegai~ .· conhecer fi\cilmancb9 .e sem E:(rro ~' todas est,'.1s conclus5e's. , . . , . . ., . ne ces ::nri as pr:1rc., se s0,J.yn.rem. Pode riamos dizer. q u0,. na .. ordem :actual em que. vivemos, é nece<3sarir.~ e: revefo,çô'.ÕclE;; ;Q~ po,ra se chegar a conhecer ns verdacles necGssárias ;)ara a sal vaç5'.o. De fa:cto, Deus,. na sun bondade infini- · ta pn,ra com os homens 9 dignou-se comunicar-nos est :.s V§!t' daêes directamente, 1::ior meio dn sua Pa1L.1v:r,:a, sobretudo por meio de .. Jesus C1~if3 to". · · "Pois bem, '"" revelação sc~ria prc.ticamentG inútil re Deus nM nos ler ·u.rn me:i,o 2 distinto de n6s prÓ;)rios 1 que nos interpr~te 2 infaJ.lveJ.mente 2 n, sua Pn.lavra 2 escrita ou oral. E então i:Ddo o fim que Deus preteniõle com o, s u1. revelação eai~ia a um podo vazio: Deus teria fracassafo no seu intentQ. Porque supunhamos que Deus revelou a an po,lavra e ·que os escritores santos não a transmitiram· fie16~nte por escrito &m hebraico ou em grego. Pr~tica- · mente, toa.os têm necessi.dal.de de conhecer o que Deus diê_ se p~ra se poderem snlvar. E todos poderiam compreender essa -Pstlavr:,. de Desu?. P~r.ece que não i pelo menos II com faciliJade 9 com certeza e sem erro". Porque haveria que SUJ,Or que sucelem mui-be,s coisas que vemos falhnrem na prática; haveri11 que supor que todos admitem a autori:J.s de da Escritura r"livina; que todos sa bem ler; que o li VI'O escrito se CO1'1S8rV.':t como O escreverr:trn OS SC➔ US aUtOP res; que todos entendem o hebreu, :o·are,maico e o 'grego, língÜQ,s em que foi escrita 2.'Bíblia, pois as versõesqw· possüímos sttp to,:'.as trac1ucçÕes, e sabi-lo (~ que toda a versão j.ri é- urnn, interpretação; E,nfim, · haverin que supor - o isto nõ:o .se;:Jocle arnc\i tir .,. que o pobre. entendimento .. humnrio é capaz ril.e . en t.e.ncler o en.ten:Umento ilimitado · e infinito de Deus, que"se manifesta atroyés dessá I!.;scri- tura· santa". · · · "Hoje so,bemo.s qu(;l o núcleo central (la Bíblia é o Mistério da Enco,rnç,çifo do Filho de Deus. To~7.o o Antigo

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