BCCCAP00000000000000000000907

A teologia de Sº Paulo 144 mais com:)rida de todas -, devia ter levrvlo, segun_ do se CEÜcula, um mês e meio" e "Qual é o con -t;eúdo destes escritos de S. Pau lo? Pelo que se ;:io ,1e ver .'.1 través dos se.us discur– sos nos ActOs dos Apóstolos, e em todas as suas e pístolas, Pallo compend~a ~o~a a teologia ~~-~é~ ffor .de Cristo"º 11 0 Pai, por amor ao mundo e ao homem pecaJor, GllVÍOU o seu Filho Unigéni to' o i\1essin,s espera.lo pelos judeus,para, salvar o mundo por rareio d'Ele .. Este Filho de Deus, que fo.i Jesus .de Nazaré, .res:& tabelec~u, com a sua Paix~o, lloite e Ressurreição, ~· orclem no munclo e no homem~ inimiza:los com ·Deus 0A de~6be~i~ncia e O d2samor separaram o hom~m de D~ us, e a obeJiência e o amor de Cristo devolvem ao homem o seu equilíbrio. E, asmim corno tàdoi morr~ ram pelo pecado de Adão, todos devem ressuscitar com Cristo. · Ivlas ,· assim cot:io para contrain o peca a.o é preciso proceder q.a linhagem de Adão pela ge r:ação, também assim =é preciso pertencer à liY).ha:– gem ele Cristo por meio ia nova geração, à qual nos conduz a fé amorosa em Cristó, Q baptismo, a água e o Espírito .Santoº Todos os qu. e, por meio deste Baptismo pertencem a Cristo, ficam enxertaios n'E le, começam a partici~ar da sua pr6nria vida e ~ formar um s6 Cor]:/O místico com Ele. Este Corp,o mís tice, cuja cabe~a é Cristo, e cuja Alma é o Espi– ri to Santo, cos ti tuem a Igreja, d!.ue é como que a pleni tudà cl ·•· Cabeça. Qu,v1clo a Igreja .lfi'íDi crescB:aP. do . e ape:efeiçoando-se até vencer to:1os :os S8US i– nimigos~ 6ntãQ Cristo, o Filho Unigénito de Deus, entregará a Este D mundo para que reine sobre ..E - le ••• Acontece, porém, que esta pequena sí:di.mese do pensamento paul ino não está exposd,a por ele oan este, ordem e clareza, mas l:lim através.dum pensam.§;_n to profundo, que se repete 7 cque se procura a s_i mesmo, e que é, mui ta s vezes, dif:fci) de. compre– enderº l\fias, para fazer esta síntese teológica pa– quelé,, época primitiva do Cristianismo, er:a preci-

RkJQdWJsaXNoZXIy NDA3MTIz