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131 VLb · exemplar dos prim8iros cris tnos to das. as igrejas, mas à margem da liturgia, da oraç§'.o..:)e do culto .oficial -, vamos trc:irrnirn1.r esta lição com algu– m11ts palavras sobre o lf;a~, a qqe se referem os Actos, quando, corno já vimos, nos dizem: "E 1Jerseverr,1,rarn na Jou.trina dos Ap.~étolos e na co– . mum fracção elo pão_, e nas orações"(Act.2 ,42). O AGAPE: - Era ur.1a das instituiçôes que mostram '.ismais claramente o espírito cristão elos primeiros séculos. Consistia nurna refe.içB.o que os cristi'í,os comiam em comum, antes da .celebr.:::1,ção éL·. eucaristâa, e dava-se-lbe o nome de á.gape ( =amor 2 carLl2.de) porque pr,,ra ela con - tribuíam princi?almente os abastados, que convi1avam os necessitados. Demonstrrwa assim ,11 união e .a soli:lariec}a de dos pri1fli tivos cristãos entre si. Além :b. ci taça.o dos Actos, que fala :1os cristão de Jerusalém 9 encontro.;;;os ainda, no-mesmo livro, um versí– culo que nos provo que o mesmo costume existia em Fili– pos , poifu S. Paulo, ao pnssar por ali, reuniu-se com oo cristãos no dornine;o e, fir.i. ,}e tomar parte num desses ága "E~ no pri1neiro di da sernana, tendo -nos nós reu11i do pa,n1. a fl'.'f1cçílo __ :lo DÊÍ,o 1 Paulo 9 que devia partir no dia se1?;uin te. fal 1w1:.,, com __ eles~ e prolong0u o discurso até à, meL1-nofute 11 (Act. 2 0,7), E fô:cil de ver que a orig(:;lll inicial dos !Ígap~ os t6. está no que se passou na vés9ora da morte de Jesus CriR to 9 dur1.nte a. croL1 que teve com os apóstoloc:,, r::m1bes da- . l 't. ~ " E . t' , :i.ns ·ci uiçao eco.. ucaris ,ia. Ao torminar 1 Jesus d.isse-lhns: 11 ::!'azei isto em minha m.emóri'l. 11 , referindo-so :ril.fio L'>'S h re nevação da Eucaristia, que Jevia perpetuar-se at~ aos - fins c:os séculos, mns to.mbém ao conjunto d'.1 cerimónia 9 isto é, à ceie, que preceê,eu a rcifer:l~da instituiq;do da Eucaristia. Por isso, quando os Apóstolos, e mais tarde os se .. d . ., 1 . 1sc1pu os~ se reun1.am pn.ra o que os Evangelhos e ua os Actos cllamam a :fr.1,cção do pão r acharam muito natural

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