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Os manuscristos de Qumran e a :Bíblia 112 Os escritos cL, comunicl.'.lde a.e Qumran mostra– -nos o oeio judaico em que se E1oviam os primei - ro s cristãos: - .Ao lado do mundo judaieo de en– t5:o, com as suas preocupações legais e rituais , o mundo dos monges de Qumran, com as suas asp:fura çêíes à união com Deus eÕÕfila sun espiritualida– de interior, que faz eom que .tudo dependa da gra ça divina, embora- n§:o descuidando a obediência à ~ei de Mois6~ e a guardi d~ pureza ritual. CRISTO E O 1/iESTRE DE JUSTIÇA: - A figuro.. 0!!_ tral da comunidade de Qumran, figura de excepciQ_ -- nal espiritualidade, 1; sem dúvi::1.a algut1a, o Mes tre de Justiça, a que já nos referimos ràpidamen te n2, 1 ição anterior. O Mestre-A.e Justiça, que alguns pretenderam ser o Messias, ou melhor, um cristo anteriQr a Cristn, apesar da sua alta personalidàde, que o Comentário de Habacuc e os Hinos nos revelam,não pas~ou, porém de um homem e de um pecador. Ele mesmo no -lo afirma quando diz: Eu sou criatura de Rrgila e amassado com água: umQ ins– ti tuiça:p de vergonha_ e uma ;Bante de impure~a; uma for- nG.lhe" de iniquidaa.e e uma const-ruç:fio dê- pecado. E is to É, completr:.men~o dif~ rente elo que Cristo nos diz quan do se dirige aos seus ndversári- "QUEM TIE VÕS ME ACUSARÁ DE PECADO?" O Mestre de Justiç:a foi"um sacerdote que recebeu _de Tieus u ma revelaçãb relacionada com 9 sentiào das ~rofecias e a sua

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