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111 2 2ª-. _ L_ I _ Ç _.A:_ O Os manus~ritos de Kumram e a Bíblia "A Bíblia interessa-se por esses manuscritos sob v6rios pontos de vista. Antes de mais nada pelo tex - to o rif;iniü ho1)raico º Qumram ofere:ee-nos quaf}e toda a Bíblia hebraica em manuscritos - anteriores de um mi-– lénio aos a.tá hoje possuídos. A VERS1í0 DOS SIC'}lENTA.t - Existem diferenças às v~ zes considor.áveis entre a versão. dos Setenta e o tC::,xt to massor~tico, o que levou os estudi ~s.os a dividire~ -se em dois grupos: - Os que ~dmitiram que a referida versão se uti- lizara dum t ext.o bebrrüco. cliferen te do mass o - rétiéo. - Os que afirmaram que a versão dos Seten t'r.i sra uma traducção, pouco cuididosa, do ·próprio ~e~ to hebraito usado pelos massoretas. Os. mànuscri tos de Kumrarn vieram dar razão aos pri meiros: - alguns manuscritos bíblicos apresentam um texto mais aproximad.o dos Setenta: outros, poré:rrt, apro se~~am um texto em tudo confor~e ao massoréti66l ·- TGmos, 1.ssim, "um claro tGstemunho da fidelic'!.ad,:? com que a traducq:ão r:1as soréti ca transmitiu o texto bÍ blico e,tr<>,vés elos séculos'! A críticn textual i a paleografia e a filologia he braica, assim como a exegese do Velho Toatamento, en– contram então; nos manuscritos de Kumran, um poderoso nuxiliar.' O JUDAISlViO NO TElVD?O DE CRISTO E DOS APCÍSTOLOS: - "A contri'buiçtto mais considerável dos textos de Qumran é dade., p:orém, ao estudo do Judaísmo imediata– mente -·anterior e contemporàneo da era cristã".

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