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UMA CASA DE CAPUCHINHOS ITALIANOS EM LISBOA 253 nização do Padre Januário, fez-se um processo, que dos tirados em Angola é o primeiro que chegou até nós 2 º. O Padre João Francisco, bastante conhecido pelo livro que publicou sobre a missão dos Ca– puchinhos no Congo 21 , esteve duas vezes nesta missão, de 1645 a 1646 e de 1651 a 1654; em fins deste ano passou muito de fugida por Lisboa, quando se retirava para a Itália por ordem da Propaganda Fide, que assim o castigava por lhe ter desobedecido, ao embarcar na Espanha pela segunda vez 22 • II. - ÜUTRO GRUPO DE CAPUCHINHOS ITALIANOS INSTALA-SE fa', NA ERMIDA DE SANTO AMARO (1644-1645) Por volta do 10 de Julho de 1644 chegaram a Lisboa, vindos da França por mar, quatro Capuchinhos da Província de Génova, envia– dos igualmente pela Propaganda Fide para o Congo. Eram os Padres 20 O Padre Januário de Nola foi também para o Congo em 1645 e desde a morte do Padre Boaventura até à chegada do novo Prefeito, o Padre Jacinto de Vetralla, em 16 de Março de 1652, teve o cargo de Vice-Prefeito. Retirou-se depois para Luanda e aí faleceu em 23 de Julho ele 1653. Para preparar a sua possível beatificação, fez-se em Luanda, ele Maio a Julho ele 1667, um proceso das graças obtidas pela sua intercessão, processo que se con– serva na Bib. Nacional ele Nápoles, rns. VII-B-85 e no Arq. da Cúria Geral elos Capuchinhos em Roma, rns. H-34-1. Antes deste, fez-se outro processo em Angola ou começou-se a fazer; foi o elo Capuchinho Padre Jorge de Geei, matado pelos indígenas elo Congo em 1654 e ao qual já se refere George Cardoso (Agiologio lusitano II, Lisboa 1657, 668). Veja-se P. HrL– DEBRAND, Le Martyr Geo,·ges de Geei et les débuts de la Mission du Congo (1645-1654), Anvers 1940, 354-357. 21 Esta obra, Breve Relatione del Svccesso delta Missione de Frati Minori Capuccini... ai Regno del Congo... Roma 1648. Nella Starnpa clella Congregatione de Propaganda Ficle, foi publicada novamente em Roma e Nápoles 1648, em Milão 1649, em Roma e Parma 1649, em Trento 1650 e em Milão 1651, além de um resumo editado em Roma 1649. Traduzida integralmente ao francês, foi publicada duas vezes em Lyon, s.a. [1649] e, abreviada e vertida ao alemão, editou-se em Constança 1664, em Würzburg 1667 e em Augsburg 1699, corno parte elo livro Neue Jerosolymitanische Bilger=Fahrt, elo Padre Inácio von Rheinfelden, e separadamente em Lucerna 1912. O livro Mission evangelica ai Reyno de Congo por la Se– rafica Religion de los Capuchinos. Dedica/a al Rey Nuestro Seiior: Que Dias guarde Don . Joseph Pellicer de Tovar... Madrid 1649, pode-se considerar urna adaptação espanhola da obra do Padre João Francisco. 22 O Padre João Francisco, que da Província da Umbria passou para a de Roma, onde foi Secretário Provincial (MMA 8, 471), seguiu também para o Congo em 1645. Em 1646 foi , enviado com o Padre Angelo de Valência à Holanda e a Roma, corno Embaixador do Rei conguês. A 13 de Fevereiro de 1651 embarcou, em Cádis, novamente para o Congo, a chefiar um grupo de dezóito missionários, apesar da ordem que em meados de 1650 a Propaganda lhes dera para regressarem à Itália. A 24 ele Abril a Propaganda ordenou ao Padre Jacinto de Vetralla que, chegando ao Congo, enviasse para Itália o Religioso desobediente; o Padre Jacinto, que desembarcou em Luanda a 16 de Março de 1652, só dois anos depois, em Abril ele 1654, mandou para Europa o Padre João Francisco, que passou brevemente por Lisboa .-em Novembro desse ano. De 2 de Novembro de 1655 a meados ele 1656 esteve novamente em Lisboa, corno chefe ele um grupo de Capuchinhos que se enviavam para o Benim, mas a Propaganda tirou-lhe o cargo e chamou-o novamente para Roma, onde morreu pouco depois, .,em 31 ele Julho de 1656, tratando dos apestados no hospital que se improvisara na Ilha
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