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Du I\tlanoir, onde comeram como se estivessem na Europa e, de canoa, dirigiram-se depois para o local onde, de acordo com os indígenas, se havia de construir o forte dos Franceses. A uns mil passos desse lugar, em terreno aprazível com uma fonte de água muito boa, decidiram os frades instalar-se; os índios derrubaram logo as árvores que ali havia e fizeram duas grandes palhotas, uma para os Rel:giosos e outra que lhes serviria de capela. Deu-se a isso o nome pomposo de Convento de S. Francisco ("'). Os Capuchinhos instalaram-se assim por vez primeira em ter– ras americanas. Há pouco tempo esforçou-se um autor por provar que não foi essa a primeira vez que esses Religiosos se estabele– ceram no Brasil {" 5 ). Apraz-nos examinar as provas aduzidas para deixar o caso arrumado. II - FORAM ESTES OS PRIMEIROS CAPUCHINHOS QUE CHEGARAM AO BRASIL A palavra Capuchinho, na acepção mm que hoje a usamos, é tradução do termo italiano Cappuccino ou do francês Capucin e designa um Religioso duma Reforma, que na Itália se separou dos Franciscanos Observantes em 1525. Antes de 1525, porém, jú em Portugal havia os Capuchos, isto é, Religio,,os franciscanos observantes reformados. Para com– preendermos este termo, digamos algumas palavras sobre as Refor– mas da Ordem Franciscana. No século XV havia em Portugal uma só Província de Fran– ciscanos, isto é, um grupo de Conventos subordinados a um ún 'co Superior Provincial; começou então a propagar-se entre esses Reli– giosos a ideia de se reformarem, ou melhor, de observarem mais exactamente a Regra de S. Francisco. O exemplo e até o incita– mento vinha de fora, pois na Itália, na França e na Espanha davam-se movimentos semelhantes, a que os Superiores se opu– nham tenazmente. Apesar disso, os Religiosos reformistas conse– guiram estabelecer-se em Conventos privativos, pequeninos e pobres, geralmente colocados fora das vilas e cidades. Aumentando o 92 ( 2 4 ) C. DE ABBEVILLE, ob. cit., pp, 54 58. ( 25 ) M. DA NEMBRO, ob. cit., pp. 23-33. [10]

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