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80 ANTÓNIO MONTEIRO O homem é considerado como fonte donde procede para todos o dever do serviço, dever que se identifica, quando chega à consciência, com a própria voz do Senhor: «Sobretudo cm nossos dias, urge a obrigação de nos torna1mos o próximo de todo e qualquer homem e de o servir efcctivamentc quando vem ao nosso encontro, quer seja o ancião abandonado de todos ou o operário estrangeiro, indevidamente desprezado, ou o filho ilegítimo que sofre injustamente, por causa de um pecado que não cometeu, ou o esfomeado que interpela a nossa consciência, fazendo ressoar de novo a voz do Senhor 'todas as vezes que o fizestes a um destes meus irmãos n1ais pequeninos, a n1itn o fizestes' (Mt 25,40)» 395 . O texto já se encontrava na redacção passada, como vimos. A visão do homem como fonte de moral sai apenas reforçada, no sentido em que se aponta o dever do serviço c1ue parte do homem nas condições mencionadas. Além disso, tal dever é ainda especial– mente valorizado pelo facto de se identificar com a voz do Senhor que ressoará no juízo final da história a que se refere o Evangelho de S. Mateus. A nível de moral do matrimónio, à pessoa dos esposos, de que já falava o texto precedente, junta-se a pessoa dos filhos, com.o fonte dos deveres da fidelidade e da indissolubilidade: «Esta união, já que é o dom recíproco ele duas pessoas, exige a inteira fidelidade e reclama a união indissolúvel, inclusivamente também por causa elos filhos» 396 . Uma outra novidade deste texto consiste em apresentar a pessoa dos esposos e dos filhos j,í nascidos ou que se prevê venham a nascer, como norma moral na hora de realizar a patanidade consciente e responsável. Deste modo, diz-se tine os esposos, no momento de transmitirem a vicL1: «Devem ter em conta o seu próprio bem e o dos filhos já nascidm ou que prevêcm venham a nascer» 397 . 395 Ibidem, cap. II, n. 27, p. 448. 3 96 Ibidem, pars II, cap. l, 11. 52, p. 475. 3 97 Ibidem, 11. 54, p. 477: •Rectum iudicium sibi efformabunt, attende11tes tum ad mum ipsorum bonum, tum ad bonum liberorum, sive iam nati sint sive futuri praevideantun.

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