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O HOMEM FONTE DE MORAL OBJECTIVA 71 do homem, determina-se o que é, em tal campo, contraposto à vontade de Deus: «Contrapõe-se à disposição de Deus impedir que os bens que se produzem ou podem produzir, em abundância, numa região, circulem livremente e vão beneficiar os habitantes de outras regiões, onde tais bens não existem ou onde eles se produzem em quantidades insuficientes para as necessidades dos seus habitantes» (Mons. M. Balaguer-Castel Minore-Uruguay 326 • Diz-se expressa– mente que, neste campo, o homem é a norma moral: «A lei funda– mental, a acentuar uma e outra vez, é que o homem deve estar no princípio e no fim de toda a vida económica» (Mons. C. Dupuy– -Albi-França) 327 • O homem é o ponto de referência necessário na orientação moral do progresso económico: «Quando se tratar do progresso económico, na produção orientada ou dirigida, ele deve ser regulado pelo bem e pelo progresso da pessoa, não sendo lícito permitir que, por causa deste progresso económico, advenham inconvenientes ao homem>> (Mons. S. Card. Wyszs1íki-Warsawa– -Polónia) 328 • O homem tem de ser sempre um condicionamento moral, dentro deste progresso, uma vez que ele não é senão «um meio e uma condição para realizar e desenvolver integralmente todas as faculdades do homem» (Mons. A. Elchinger-Coad. - Stras– bourg-França) 329 • Também na moral política, o homem é norma e critério. Deste modo, afirma-se expressamente o princípio de valor absoluto neste campo: «As nações existem por causa do homem e não o homem por causa das nações» (Mons. R. Augustin-Port-au-Prince-Haiti) 330 • O bem das pessoas é critério: «As instituições públicas devem estar sempre a caminho e em evolução de tal modo que se acomodem e satisfaçam. o bem das pessoas>> (Mons. M. Vial-Nevers-França) 331 • Da mesma forma, a nível do mm1do da cultura, a moral tem no homem o seu ponto de partida: «Toda a cultura funda-se no homem. Ela tem o seu fundamento na perfeição do próprio homem, nomeadamente no seu entendimento ou conhecimento e na sua 326 Ibidem, p. 413. 327 Ibidem, p. 425: «Lex fundamentalis: fortiter enim est iterum asserendum hominem tum in principio, tum in fine totius vitae oeconomicae, semper stare>. 328 Ibidem, p. 361. 329 Ibidem, p. 432. 330 Ibidem, p. 773: «Meo humili indicio affirmari potest: nationes propter homines, non autem homines propter nationes•. 331 Ibidem, p. 476.

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