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O HOMEM FONTE DE MORAL OBJECTIVA 47 dignidade que dá o critério regulador no «uso da fecundidade no casal» (O mesmo Prelado) 172 • Condena-se a poligamia, porque «ofende gravissimamente a dignidade da mulher» (Mons. J. Nkon– golo, Mbujy-Mayi-Congo) 173 • Também. no campo da moral social, cm relação com a mútua ajuda entre os povos, diz-se que, ao prestar uma tal ajuda, «deve respeitar-se a dignidade dos homens e dos povos, mesmo que eles sejam pobres>> (Mons. A. Makarakiza-Ngozi-Burundi) 174 • Pelo que se refere à moral do trabalho e dos salários, a digni– dade do horn.em volta a ser critério, pois «Os homens têm o direito original de conseguir, com o seu trabalho, uma vida segura para si e para a sua família, de modo a salvar-se a dignidade de um verdadeiro homem e filho de Deus» (Mons. G. Hakim-Tit. Ptolemaida-Israel) 175 • Vários outros capítulos da moral aparecem como devendo con– duzir-se por esta norma da dignidade humana. É o amor no casal (Mons. Q. Arce-Valles-México) 176 , a renovação da ordem social e económica (Mons. J. Marling-Jefferson City-USA) 177 , a moral social em diversos aspcctos (Mons. F. Scper-Zagreb-Jugoslávia) 178 , a moral da guerra e da paz (Mons. B. J. Card. Alfrink-Utrecht-Holanda) 179 , a moral do progresso (Mons. A. Castro Mayer-Campos-Brasil) 180 , a posição da mulher dentro do matrimónio (Mons. C. Dupuy-Albi– -França) 181 , a moral relativa à propriedade privada (Mons. J. Hervás y Benet-Ciudad Real-Espanha) 182 , a moral da emigração (Mons. F. Seper-Zagreb-:Jugoshtvia) 183 , a moral do desporto (Mons. L. Civardi-Tit. Tespia-Itália) 184 • Outro aspecto do homem considerado com.o fonte de moral é o amor, nomf adamente ao tratar-se do matrimónio. Diz-se do amor que, como fim_ do matrimónio, leva consigo «as próprias exigências e as próprias leis» (Mons. P. E. Card. Léger- 172 Ibidem. 173 Ibidem, p. 211. 174 Acta III, VII, p. 315. 175 Ibidem, p. 65. 176 Ibidem, p. 343. 177 Ibidem, p. 319. 178 Acta III, VI, p. 452. 179 Ibidem, p. 461. 180 Acta III, VII, p. 225. 181 Ibidem, p. 250. 182 Ibidem, p. 285. 183 Ibidem, p. 355. 184 Ibidem, p. 214.

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