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O HOMEM FONTE DE MORAL OBJECTIVA 45 Também a nível de moral da cultura o homem é norma e critério orientativo. <<A ciência é boa, mas a sua principal dignidade consiste em estar ao serviço do homem» (Mons. L. Duval-Alger-Argélia) 158 • O homem tem de estar presente na orientação das ciências que «devem estar orientadas para o bem da inteligência humana e para o bem de toda a humanidade. A educação, quando é correcta, deve lutar antes de mais para que os homens sejam cada vez mais homens» (P. A. Fernandez-Mestre Geral O. P.) 159 • Por isso mesmo, «a cultura não pode ser individualista ou materialista, mas autêntica e plenamente humana» (Mons. A. M. Charue-Namur-Bélgica) 160 • Igualmente, no campo do trabalho, é com base no homem que se devem ditar os critérios morais. Por isso se diz: «é intrinsecamente mau orientar o trabalho e as suas condições de modo que o homem venha a ser menos homem», por causa do seu trabalho, (Mons. G. Hakim-Tit. Ptolemaida-Israel) 161 • No campo do progresso, sobretudo económico, o homem tem que ser também norma, uma vez que tal ptogresso deve reverter sempre em proveito de toda a pessoa humana» (Mons. C. Dupuy-Albi– -França) 162 • Deve igualmente «inserir-se no progresso de toda a pessoa humana e dos seus valores supremos>> (Mons. F. Hengsbach-Essen– Alemanha) 163 • De igual modo, também quando se trata da moral da guerra e da paz, o homem é critério moral de primeira ordem. Condenam-se a guerra nuclear e a guerra bacteriológica «porque atinge;m indiscri– minadamente os homens» (Mons. G. Hakim-Tit. Ptolemaida– -Israel) 164 ; são «uma ofensa extrema à humanidade» (Mons. J. Gui– lhem-Laval-França) 165 • Parte do homem ainda, de forma indirecta, a immalidade da guerra, no sentido em que «não se podem gastar tão grandes somas de dinheiro quando, no mundo, em cada três homens, dois passam fome. Por isso mesmo, tais somas de dinheiro 158 hominis». Acta III, V, p. 359: «Scientia hona est, sed eius praecipua dignitas est servitium 159 Acta III, VI, p. 328. 160 Acta III, VII, p. 212. 161 Ibidem, p. 65: «lntrinsce malum est laborem sic ordinare ut homo labore ipso vel condicionibus eius minus homo fiat•. 162 Ibidem, p. 250: «Necessarium videtur dicere et quidem cum insistentia incrementum oeconomicum toti personae humanae profuturum esse•. 163 Ibidem, p. 278. 164 Ibidem, p. 66. 165 Acta III, VI, p. 466.

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