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I- Visão dos esquernas pré-conciliares Nos esquemas pré-conciliares, a fonte objectiva da moralidade é constituída fundamentalmente pela Ordem Moral. Por ela «se mede a honestidade ou desonestidade dos actos humanos» 40 • Esta ordem moral é algo objectivo que «existe, de facto, como existe de facto a vontade de Deus, infinitamente bom e santo>> 41 • Ela tem carácter «absoluto, embora em grau diverso» 42 • Deve, por tal motivo, ser reprovada «toda e qualquer doutrina que negue o valor absoluto da ordem moral em si mesma considerada, ou em qualquer das suas partes essenciais» 43 • A ordem moral tem origem em Deus, uma vez que é «elaborada por Ele que, em virtude da Sua infinita santidade, ama necessariamente o bem e tem aversão ao mal» 44 • Observando esta ordem moral, com o auxílio da graça divina, «o homem conforma a sua vontade à vontade de Deus» 45 • A ordem moral chega ao homem de duas maneiras: «pela luz natural da razão» e pela «lei positiva dada por Deus num e noutro Testamento» 46 • Existe uma dupla ordem moral. Há uma ordem moral natural e outra sobrenatural. Por isso, reprova-se «o erro daqueles que não distinguem convenientemente a ordem natural e a ordem sobrena– turah> 47. Além da ordem moral, fala-se também da lei eterna. Por ela «se orienta necessariamente a actividade das criaturas racionais, em tudo o que se refere à moralidade dos seus actos» 48 . Nesta perspectiva das fontes de moralidade objectiva, alude-se igualmente à lei natural. Nela se encontra uma orientação moral que tem origem no próprio Deus. Neste sentido, a partir da lei natural, diz-se, em relação à sexualidade humana: «pelo facto de se possuir a capacidade sexual, não se segue daí o direito de a exer– citar» 49 • É uma aplicação concreta. 40 De online morali, cap. I, n. 1, em Acta et Dowmwta Co11cilio Oewme11ico Vaticano II, apparando, Series II, vol. III, pars I, Typis Polyglottis Vaticanis 1969, p. 24. 41 Ibidem. 42 Ibidem, n. 2. 41 Ibidem, p. 25. 44 Ibidem, p. 24. 4 s Ibidem. 4 6 Ibidem, n. 4, p. 25. 47 De deposito _lidei p11re wstodiendo, cap. VI, n. 38, Ibidem, p. 71. 48 De ordine morali, cap. 1, n. 3, Ibidem p. 25. 49 De castitate, 11irgi11itate, matrimonio, Jamilía, cap. II, n. 5, Ibidem p. 94.

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