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162 ANTÓNIO MONTEIRO ainda: é norma fundamental a tal ponto que, em caso de colisão com outras normas, é sem.pre a norma do homem que deve preva– lecer. No fundo, é o que quis significar o Papa João Paulo II quando ensinou, na sua Encíclica programática, «Redemptor Hominis»: «O homem é como que o primeiro caminho que é necessário a Igreja seguir no cumprimento da sua missão; ele é o primeiro e o mais im.portante caminho que lhe foi rasgado pelo próprio Cristo» 1038 • Como apontamento final e parte conclusiva desta análise, acentuamos algumas consequências que se seguem logicamente para a moral desta perspectivação do homem como fonte objectiva de moral na Constituição Pastoral do Concílio Vaticano II. 1. A nível de atitudes morais da pessoa - Uma vez que o homem é norma objectiva de moral e norma de primeira grandeza, ele tem. que ser o primeiro ponto de refe– rência, quando se tratar de medir e apreciar a moralidade de qualquer atitude respons,ível. Tal ponto de referência tem que ser o hom.em. Todo o homem. e todos os hom.ens. Tem que ser o homem concreto, revestido de toda a carga das condições e circunstâncias da sua reali– dade histórica. É ali que Deus se faz presente. Ali Ele quer ser servido e amado. Ali pois deve ter a sua verdadeira medida a respon– sabilidade moral, na linha do bem e na linha do mal. - Do mesmo modo, quando se tratar de delinear um programa de conversão a Deus e ao Evangelho, o homem. não pode deixar de estar presente. Uma conversão a Deus tem que ser necessaria– mente um.a conversão também ao homem. A linha é nitidamente bíblica. Bastaria pensar na pregação dos profetas. Portanto, dentro de um tal program.a, o homem., como tal, a sua dignidade, a sua vida, a sua liberdade, a sua vocação, os seus direitos fundamentais, o seu amor, autêntica e verdadeiram.ente humano, as condições e circuns– tâncias concretas do seu existir devem necessariamente constituir outros tantos indicativos de deveres morais. Assim tem que ser, a todos os níveis da vida moral, mas muito concretamente no sector da caridade, da justiça, da inter-ajuda, da vida n1.atrimonial. 1038 IDEM, Ibidem, p. 284: «Hic ipse homo est prima veluti via, quam Ecclesia in suo munere irnplendo emetiatur oportet, ille est prima et praecipua Ecclesiae via, quam ipse Christus aperuit».
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