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O HOMEM FONTE DE MORAL OBJECTIVA 123 uma vez que esta paz «exige a vontade firme de respeitar a dignidade humana» 757 • Ela marca, igualmente, um condicionamento moral, no momento de escolher os meios para se resolverem os conflitos que provocam as guerras. Tais conflitos devem resolver-se «dum modo que seja digno do homem» 758 • É a visão da dignidade humana que o magistério da Igreja já vinha salientando. Na mensagem que Paulo VI entregou à Organização das Nações Unidas, precisamente no momento tm que se elaborava a Constituição Pastoral, ele recor– dava expressamente que o bem político só tem solução «no respeito pelo direito, pelajusta liberdade e pela dignidade da pessoa humana» 759 • Na <<Pacetn in Terris», o Papa João XXIII dissera também que a digni– dade humana, juntamente com a justiça e a recta razão, levam consigo o dever urgente de «fazer que se ponha fim. imediato na corrida aos ar111an1entos» 760 • A dignidade humana, é certamente um dos aspectos que, mais marcadamente, faz do homem verdadeira fonte objectiva de moral, no contexto da Constituição Pastoral. De resto, esta mesma perspectiva da dignidade humana é constante em muitos outros Documentos do Concílio 761 • 3. O amor humano fonte de moral O amor humano constitui, no texto conciliar, um segundo aspecto do homem que o identifica também como fonte de moral, nomeadamente no contexto da moral do matrimónio. É a partir dele, que se fala da dignidade e da nobreza das mani– festações próprias da vida conjugal: «Esse amor, dado que é eminentemente humano, pois vai de pessoa a pessoa, com um afecto voluntário, compreende o bem de toda 757 G. S., n. 78. 758 Ibidem, n. 81. 759 PAuLUs VI, Nuntius scripto datr1s ad Unitarmn Natíonum Consili11111, AAS 57 (1965) 897: •Alia ratio et via, ut publico bono humani generis consulatur esse nequit ac ea quam vos assumpsistis scilicet observantia iuris, rectae libertatis, personae humanae dignitatis». 760 !OANNES XXIII, Litterae Encyclicae «Pacem i,1 Terris•, AAS 55 (1963) 287: «Quare iustitia, recta ratio, humanaeque dignitatis sensus instanter requirunt ut desi11ant aemula rei militaris auge11dae studia». 761 lllter Mirljica, 11. 5; Cltrist11s Domil!us, n. 12; Pe,fectae Caritatis, nn. 14, 15; Aposto– licam Act11ositate111, 11. 8; Ad Gentes, n. 12; Presbyterortmt Ordinis, 11. 9; Gravissi11111111 Educationis, nn. 1 e 2.

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