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BíBLIA E TRADIÇÃO ORAL 87 Os protestantes chamam «apócrifos» aos livros deu– teroeanónicos e aos que nós ehamamos apócrifos, <1ão-lhes o nome de «pseudoepígrafos». Artigo V. -UNIDADE E VARIEDADE Os setenta 0 três frvros ela Bíblia ratóliea forma– ram-se, em circunstância,; diversas, durantt> um período de mil e quinhentos ano,;, Prn lugare,; P países muito di– ferentes, eseritm; Pm várias línguas: hl'liraieo, aramaico (língua dos diplomatas 1' dos eomereiantes) e grego, o idioma mais suave, sonoro <> belo de quantos têm apa– recido em lábios humanos. A Bíblia nasce na península da Arábia ,Sabemos, com certeza, que a Bíblia tem sua origrn1 rom l\Ioisés, o grande eondutor do povo judeu. O Li-To Sagrado nasce nas estepPs da península da Arábia, lá pelo século XV ou XIII, segundo a data quP se clf. à (·po– ea mosaiea. Depois, vai-sP dt>seirrnlvendo paulatinamente, como um organismo, sem se poder preeisar m, diversas fases da sua e,·olw;ão. Esta multiforme eolee1.:âo ck li– vros, transporta-nos às diYPrsas regiões da sua origPm: Mesopotâmia, Egipto, monte Rinai. Asia Menor, Ilhas do l\Iediterrâneo, Gréeia, Itália, Roma, e, sobretwfo, Pa– lestina, 'I't>rra 8anta, terra de Patriareas e Profptas, de Juízes e Reis, terra de, mulheres esplendentPs, eujo nome perfuma toda uma história: terra de Yisões. de apa– rições de fogo e luz, sonhos de grandPs eseadas que ehegam até aos eéus P por onde sobem e dese('m os anjos proteetores; terra luminosa, predestinada para a mais sublime e perduráYel epopPia... A Bíblia conservou-se substancialmente a mesma através dos séculos A Bíblia, apesar de ter tantos anos. eonseryou-se mar8Yilhosamente joYem e substaneialmente idêntiea.,

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