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84 A MENSAGEM DA BíBLÍA o reino de Cristo. «Por conseguinte, a :fé é pela pregação e a prc-gação pela palavra de Cristo» (Rom. 10, 17). S. Pedro, na sua segunda carta, previne os cristãos contra as falsas interpretações a que poderiam levar a leitura das cartas de S. Paulo, nas quais há alguns pontos difíceis de entender, e que homens indoutos e inconstantes pervertem, como as mais Escrituras, para a sua própria perdição (2 Ped. 3, 16). A Bíblia e a Tradição são fontes de revelação Se Cristo entregou toda a potestade de magistério <' jurisdição à sua Igreja, segue-se que só a Igreja Ca– tólica, fundada sobre Pedro e seus sucessores, tem poder para interpr<>tar autênticamente as Sagradas Escrituras. Para os protestantes, a Bíblia é a única regra de :fé e fonte de revelação, isto é, não existem mais dogmas nem mais verdades que as contidas no Livro .Sagrado, inter– pretado individualmente por cada crente: imaginemos as ÜiYergéncias doutrinais originadas da leitura de uma mesma passagem obscura, escrita há mais de dois mil mÍos e em circunstâncias tão diversas. Segundo os ensinamentos da Igreja, corroborados solenrmente nos concílios de Trento e do Vaticano, a re– Yelação sobrenatural de Deus está çontida nas Sagradas Escrituras e nas tradições orais não escritas, que, «rece– bidas dos Apóstolos dos lábios do próprio Cristo ou trans– mitidas pelos mesmos Apóstolos sob a acção do Espírito Santo, chegaram até nós». Artigo IV - FORMAÇÃO DOS LIVROS a) Cânone dos livros sagrados. - Chama-se «Câ- 11orn•» dos livros sagrados à colecção de livros :formados <l<·s<1e 1\Ioisrs atr à era cristã e reconhecidos como sagrados. Segundo a etimologia da palavra e o signifi– cado que lhe deram os Santos Padres, entende-se por cânone do Antigo e Novo Testamento a reunião de livros

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