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BíBLIA E 'l'RADIÇLlO ORAL 81 I.·•) Livros históricos: Compreende os quatro evan– . J\lateus, M,t1·,·os, Lu(•as, João <' os Actos dos Após– tolos. 2.º) Livros didácticos: As catorze epístolas de S. Paulo: Humanos, 1 e 2 aos Coríntios; Gálatas, J;Jfésios, I:<'tlipe11:ws, 1 e 2 nos 'l'('ssalonieenses, 1 e 2 a Timút <>O, Tito, Pilem<Jll, HdJl'l"llS e as sPte epístolas de outros apóstolos, chamadas eatólicas: 1 e 2 de Pedro; 1 2 e ;3 de .João, Tiago, ;Jw1as. 3:·) Um livro profético: O Apoealipse. A Bíhlia < 1 atóliea ('•mNta de ,:3 liYros ou 74 se se Pnúnwra sPJiai·adamente o liYro tlns Lmrn·nüH,:Õl's. f~ uma o]ll'a mestra em tl'fis t()!llON. A Bíblia protestante tem 66 e a judai<·a tt·m :rn. EmbOl'a em 1Poria os protestantes só fülmitam sesst'nta e sl'is lin-os, na edic,:ão das suas Bíblias não diserepam dos eatólieos quanto ao número dP li-vros. Apesar disso, um eatólieo não pode, m:m lieença especial, ler as bíblias protestantt·s, mesmo que não se afastem c1m, eatólieas na,; passagens e nos li,Tos. E a razão ficou já in<lieada 110 eapí1 ulo a11tP1·ior. ao apontar as normas da Igreja ,;obre a lPitnra da Bíblia em língua -vulgar e o perigo qrw existe <1e in tPrpn 1 ün· PrrcmeamPnte pala– \Tas obsenras t' <lc difícil inteligência, quando guiados unieanwnfr por nm critério individual e exclusivo. Artigo III.-ESCRITURA E TRADIÇÃO No eomer;o rla rdigião jwlaiea não eneontrarnos a est·ritura, mas tão sômente a palavra YiYente, que, de pais a filhos, transmite a religião ren>lada à comunidade deita. Muitos profetas não <'8<'1'l'n-ram nada P, eontndo. eram intrrpretes auWnti<•os <fo Yen1atle rPligiosa. Para 11<1s <'<'l'l i fi<•armos disto, hasta. examinar a origt>rn <los linos <-lo Antigo 'l'estanwn1o e tamb(,m do NoYo. Em 1nui1os do 1 cs reeolhern-sP i!wlic:õe:-; orais antiquíssimas, (Jllt" formam o núel<>o (la palmTa eserita. A 'l'ra<lição, r anterior à Bíblia. J\Ioisés, no grande poema onde nos desereYe a bon- 6

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