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BíBLIA E TRADIÇÃO ORAL 79 foram chamados recebam as promessas da herança eterna. «Porque onde existe testamento, é preciso que intervenha a morte do testador. O testamento é válido pela morte, pois o testamento nunca é firme enquanto vive o testa– dor. E nem o primeiro foi outorgado sem sangue; porque tendo sido lidos ao povo todos os preceitos da Lei de Moisés, tomando este o sangue dos bezerros e dos bodes, com água e lá tinta de escarlate, e com o hissopo, asper– giu o mesmo livro e todo o povo, dizendo: «Este é o sangue da aliança que Deus contraiu convosco» (9, 15-22). «Testamento» segundo S. Paulo Em S. Paulo encontramos a dupla expressão de NoYo e Antigo 'l'estamento (I Cor. 11, 25; II Cor. 3, 14; Heb., D, 15). É conveniente verificar mais explicitamente que «testamento» se toma etn, dois sentidos: o dos gregos clás– sicos, que significa «disposição testamentária» e o dos tradutores gregos do Antigo Testamento que lhe dão o significado de «aliança». O Apóstolo usa o vocábulo nos dois sentidos (Gal. 3, 15; 4, 24), mas não lhe dá o signi– ficado de testamento a não ser no caso da nova aliança. O termo testamento aplica-se, em certo sentido, à antiga aliança, e este significado foi o que prevaleceu. Os escritos bíblicos levam o, nome de testamento, porque narram a origem, o desenvolvimento e o cumprimento das promessas divinas e porque formulam autênticamente as condições para participar nas promessas. Temos, pois, os dois termos de Antigo e Novo Testa– mento, dos quais derivou a classifiacção dos livros sagra– dos em livros do Antigo Testamento - escritos antes de Cristo - e livros do Novo Testamento - os livros cristãos. Artigo II. - Número dos livros: O ANTIGO TES– TAMENTO Segundo os judeus e os protestantes, o Antigo tes– tamento consta de 39 livros: cinco livros da Lei, seis

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