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Bíblia e tradicão oral • No pn'sentc capítulo vou re:mmir, em brevíssima sín- 1ese, (1uas intimamente rPlacionadas: a formação progT('ssiva dos Livros Nantos, ua sua mistPriosa unidade ,k 1H'll8aJfü'nto P val'íedade de 1frssoas, de estilo, de for– nia,; litt>rúrim,; e a (1uestão da Tradição das -verdades rendada,;. Ajunto hr<>ws observac,:ões sobre outros pontos que sern'm de esclan'cimento e complemento. Artigo I - NOMES DA BíBLIA A enlec(:ão de Lin'os, cujo caráder di-vino é unam– nwmente afil'mado por judeus e cristãos, apresenta-se eom um nome singular e único: o Lino. Tal é a signi– ficrn;ão etimológica da pala-vra «Bíblia». O latim medie– val, deriYado do grego, emprega a transcrição do grego ta Biblia. os li-uos, como substantivo feminino, passando depois às línguas rmnanccs. l~ste nome qualifica-a como o Hvro por excelência, imensamente superior a todos os linos existentes. Portanto, este título não se pode apli– car a nenhum outro livro da literatura mundial. Costuma-se também nomear a eolecção dos linos sa– eom outros apelativos menos frequentes: Escri– turas, Sagrada:, Escrituras, Sagradas Páginas, Livros simplesmt>1lte a Escritura, o Testamento. l 'ontudo, a Bíblia não é um só livro, mas o eonjunto (Ie muitos livros escritos ao longo de mil e quinhentos anos por homens diferentes, em circunstâncias diversas, de diferente cultura e psicologia; mas milagrosamente

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