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74 A MENSAGEM DA BíBLIA ensino rdigioso. «A Sua imagem projecta-se no mundo rom uma claridade e uma firmeza incomparáveis; é tão atraente e inteligível que até uma criancinha a pode compreender; e, contudo é tão grande e sublime, que as mais subtis inteligências não a podem esgotar. Pertence a tm1a a humanidade, a todas as raças, a todas as époras, a cada estado, a cada povo. Na Sua vida, tudo é modelo de santidade. A Sua imagem a todos cativa; e o caminho aonde conduz eaminho do amor de I)('US e do próximo, da bondade e da doçura, da força e da mansidão, da -veracidade e da sinceridade, -· é acessíyel a todos os homens, jovens e -vdhos, grandes e pequenos, sábios e ignorantes. Tal é a -verdadeira formação na piedade cristã». 'l'inha razão Santo Agostinho ao escreYer: <<quanto mais pobre é alguém em seu próprio fundo, mais neces– sir1ade tem de se enriquecer nestas fontes sagradas. Sen– do-se pequeno para expressar coisas tão admirá-vcís (as da fé), é necessário crescer, graças à autoridade das Escrituras». Poderia tecer-se uma áurea e gloriosa grinalda de doutores e escritores eclesiásticos que fizeram da Bíblia a eanteira de todos os seus recursos oratórios: S. João Cris6stomo, um dos maiores exegetas e o maior orador dos primeiros srculos do Cristianismo; Santo .Ambrósio, ;-fanto .Agostinho, S. ,Terónim'o, Santo .António de Lisboa, a qum1 Gregório IX, depois de o ter ouYido pregar em Roma, chamou a «arca de ambos Testamentos», pela sua amplíssima cultura bíblica, oportunamente manifestada no seu sermão; Bossuet, Fenelón, etc. A Bíblia, segundo os Papas, é a principal fonte de apostolado Compreende-se, pois, que 'os Papas dos últimos tem– pos, em preciosos documentos sobre os estudos bíblicos, reeomt>rn1em ao saeerdote o estudo da Bíblia, como prin– cipal fonte do seu apostolado. «Aqueles que de-vem tra-

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