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A BíBLIA E O SACERDOTE 65 nrofota Om·ias. --- 'l'ro1wçarás em pleno dia e contigo trope(:ará também (J profeta, é' a noite será uma analogia (1o ku (lia. O meu povo perece por falta de conhecimento; por tei'P8 recusado o conhecimento, também te apar– tarei do sacerdócio ao meu serviço; por teres esquecido os ensinamentos do teu Deus, eu me esquecerei de teus filhoH». (Os. 4, 4-6). Deus repete a mesma queixa por :Malaquias: «... os· lúhios dos saeerdotl's guardarão a sabedoria e da sua boca sairá a doutrina, porque é um eiwiado de Deus Sabaot; mas YÚs apartaste-vos do caminho e fizestes tropeçar a muitos na Lei, e 1wnPrteHtes o paeto de Levi, diz Deus Sabaot. Portanto, eu tamb(•m vos fiz desprezíveis e vis perante todo o porn, na medida em que vós não seguistes os nwns eaminhns nem tivestPs Pm eonta a minha Lei» (2, 7-!J). O sacerdote {: o possuidor da fé e da revelação que 110 campo da teologia, da Escritura, da J\1oral e da :B'i– losufia, não pode assimilar sem um intenso estudo. Se o sac•e1·dofo não for um homem de estw1o, eapaz de pene– trar o k:-iouro da verdade que possui, Yi-verá descentra– lizado, corno um prnfrssor que niio sabe a sua mat0ria. Niio hú maior Y<'l'gonha para um sacerdote do que não sentir afoi{;iio alguma por aquilo q1w d('Ye constituir a obrigar;iio diária da sua Yida. A Igreja, desrle os seus eome~os, fez da Sagrada Bseritura o lin·o (fo texto e o manual de educacão dos seus pseritores e ministros. As (•0lebn's escolas de Ale– xandria e Antioquia, as 'Cnfrersidades medievais onde se formaram os mestres escolásticos, ainda hoje insupe- 1•áyeis rn1 muitos aspectos, tinham ('(JillO base do seu Pnsü10 a lt>itura, Pxplir-a<:ão e (lefosa dos LiYros Sagrados. Esta preoeupa(:ão eonstante da Igreja está bem patente no 0 ; doenmentos pontifíeios. 5

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