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A LBITUHA DA BíBLIA 55 ammo inquebrantável entre os apertos e torvelinhos do mundo, ereio que essa eoisa é unieamentc a meditação e a ciêneia das Escrituras». Porque, os que se vêem fati– gados e oprimidos, eom adversidades e ruinas, encon– trarão nel:rn verdadeiro consolo, divina virtude, para 80ÍJ'erem resignado8; Crü,to apresenta-Se nos Evangelhos eomo 8Umo e perfeito exrmplar de justiça, caridade, hu– mildade r misericórdia; ao géfü'r.o humano, desgarrado e temeroso, estão-lhr abertas as fontes daquela divina graça, sem a qual, nem os pow1s, nem os directores dos povos poderão iniciar e estabelecer tranquilidade de si– tuação, apaziguamento de ânimos; finalmente, todos aprenderão a conhecer Jesus Cristo, que para nós foi foito por Deus sabedoria e justiça, santificação e reden– ção». A di,wiplina extPrna da Igreja Romana talvez se tPnha modificado lPvcnwnte, no decurso dos tempos, com respeito à leitura da Bíblia por parte dos fiéis, mas os sPus princípios permanereram imutáveis. Por um lado. a Santa M:adre Igreja oferece o Texto Sagrado àqueles que o podPm ler com fruto; por outro, na sua solícita sabedoria, vPla para que tal leitura não r-;eja causa de ruína er-;piritual dos seus filhos. Tam– bém os judeus não permitiam que se lessem certos livr.os, antes dos trinta anoR, e os próprioR protestantes tendem a restringir a leitura integral e universal da Bíblia. É nPrPssário trabalhar para que a Bíblia spja cada dia mais ronheeida e amada, mas npm todos têm a sufi– eiPnte preparação para se internarrm nas páginas do Lino dos füToN. Impfü'm-S(' certas restrições e normas orientadoras. Artigo IV - LEITURA DA BíBLIA EM LíNGUA VULGAR: NORMAS DA IGREJA Para evitar abusos e erros em matéria religiosa, que se pretem1Pm justificar com ditos e passagens da Bíblia, a Igreja viu-se na precisão de dar certas normas orienta-

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