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46 A MENSAGEM DA BíBLlA encontrar por si mesmo as verdades que deve crer, sem recorrer ao Magistério Eclesiástico. A obrigação estrita de ler a Bíblia é uma consequência lógica da concepção pr.otestante: a Bíblia é a única norma de fé, fonte exclu– siva de todas as verdades e crenças. Quando se não admite a 'rradição vivente das verdades emanadas de Cristo; quando se nega um magistério que salvaguarda, inter– preta e propõe, autêntica e infalivelmente, os dados con– tidos nas fontes da Revelação, não há mais remédio que fazer da Bíblia norma próxima de fé e único manancial de ReYelação, prodamando-se, eonsequentemente, a abso– luta m,crssidade da sua leitura, interpretada consoante o capricho peculiar de cada leitor. Das 101 proposições do jansenista Pascásio Quesnel, condenadas por Clemente XI em 8 de Setembro de 1713, sete referem-se à exagerada importância que dá à leitura da Bíblia: «É útil e necessário, em todo tempo e lugar, e para todo o género de pessoas, estudar e conhecer o espírito, a piedade e os mistérios da Sagrada Escritura. Todos devrm ler a Sagrada Escritura. A santa obscuri– (1ade da palaYra de Deus não é razão suficiente para que os secularrs não leiam a Sagrada Esrritura. É condenável afastar os eristãos desta leitura- Proibí-los da leitura da Sagrada Escritura, espeeialmente do Evangelho, é proi– bir o uso da luz aos filhos da luz e fazê-los sofrer uma espécie de excomunhi>o». Estas ideias de Que~mel, apesar de condenadas, fo– ram actualizadas mais tarde pelos jansenistas; mas de uovo foram pmscritas por Pio VI, na Bula Auctorem Fidei (1794), contra os erros do sínodo de Pistóia. Segundo os prinrípios católiros sobre o Magistério Eclesiástiro, instituú1o por Cristo para interpretar a sua lei, conservar intacta a purt:za da fé e dos costumes, a leitura da Bíblia ele modo nenhum é necessária à salva– ção. A não ser assim, grande número de homens, impe– didos, por circunstâncias diversas, de ler a Bíblia, teriam embargado o caminho da salrnção. A Igreja, desde os seus começos, apesar de recomendar e realçar o excelso

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