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42 A MENSAGEM DA BíBLIA A Bíblia contém todos os sentimentos do homem perante Deus. Nesta Carta escrita por Deus aos homens - a Sa– grada Escritura - reflectem-se todos os sentimentos cul– tuais que o homem tenha necessidade de manifestar na presença da Divindade. Nenhuma literatura expressou tão bem os sentimentos de confusão, arrependimento e confiança no divino perdão, como os salmos penitenciais, (6, 32). «Bem-aventurado aquele a quem foi perdoado o seu pecado, a qurm foi rrmetida a sua iniquidade» (51). «Amerceia-Te de mim. ó Deus, srgundo a Tua piedade; apaga a minha iniquidade, segundo a Tua grande mise– ricórdia» (143), etc. Nada mais belo, para exprimir a absoluta necessi– dade do auxílio divino e a confiança em Deus, que os sal– mos 3, 4, 5, 7, 42, 54, 70, 102; o cântico de Jj)zequias ou a oração de Jeremias: «Lembra-Te, 6 Deus, do que nos aconteceu, vê e rontempla o nosso opróbio ... Somos como 6rfão sem pai, e nossas mães são como viúvas». O mesmo sucede quando se trata de agradecer a Deus os benefícios, de Lhe render actos de adoração ou de Lhe cantar Suas glórias. Temos na Bíblia cantos épicos, imensamente superiores aos das literaturas huma– nas: o cântico de J\foisés (Ex., 15), o de Débora (,Jud. 5), o de Ana (I Sam., 2), o hino dos três jovens no forno da Babilónia (Dan. 3, 26), os cânticos do Novo Testa– mento (Luc., 1, 46; 68 cs.; 2, 14, 29; Ef., 5, 14). Os livros rituais, que os Sacerdotes usam nas funções sagradas, estão impregnados de ideias, narrações, frases ·, rânticos tirados da Bíblia. As missas dominicais, onde a Bíblia, lida em língua vulgar, encontra a sua função catequética adequada, é um frisante testemunho da actua– lidade da Bíblia, do seu signifirado e importância no mistério da história da Salvação. Por isso, as funções litúrgicas, desde as mais simples às mais solenes e espec– taculares, são uma fonte de informação bíblica, e levam-

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