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EXCBLÊNCIA DA BíBLIA Na idade de oiro da Escolástica 41 'ramhém na idade (1e oiro da Bscolástica, a Bíblia eonsPr\'a o seu luminoso primado na 'reologia. As ideias <' os métodos dos dois maiores luminares da Escolástica, S. Boan'ntm·a e S. 'l'omás, são disso um sinal evi– denfr. O cont<,údo religioso dos Livros Santos era para eles alimento, luz, sangue e vida. Como prova de inte– resse pelos e;;tudos bíblieos. o sC'gundo c.oncílio de Viena (1 :n 2) reeomenda a erecção das cátedras de hebraico, ealdeu e árabe, nas famosas Univeniidades de Paris, Oxford, Bolonha e Salamanca, y>arn auxiliar à formação dos missionários e rxplicar melhor a Sagrada Escritura. J"i; que a Bíblia, juntamente com a 'rradição, é fonte de re-velat:ão. A Teologia deYe propor, de uma maneira arPssínl, todo o conteúdo doutrinal rdigioso da Bíblia; (ieYe ord<'nar os dados e as n'Oções adquiridas na exegese dP ear1a um dos livros, na sueessão do seu desenvolvi– nwnto hist6rico, tendo em eonta o plano unitário da ReYe– laeiío e a roesão de umas verdades com outras. , h) Na Liturgia. O po,,o fiel eomeça agora a ter amor e n·nPraçiío pela Bíblia, graças ao esfo1:ço dos exe– gctas, investigadores <' divulgadores. Para isto eontribuiu pod< 0 rosamenfo o indiseutfrel resimrgimento litúrgco no murnlo eat6lieo; o poyo participa de um mo<lo mais aetiYo e eollseiente na liturgia (1a Igreja. Isto exige um eonhe– cimento mais profundo da Bíblia, pois o Li-vro Sagrado eonstitui a medula das fü:ões, hinos. orações, antífonas, etc... Pela Liturgia, a Bíblia introduziu-se na vida da Igreja. Bstá sobre (; altar, no l\fissal, no BreYiário, nos outros livros de piedade. l\Iuitas liçõc,s do Ofíeio Divino, e todas as 01·ar;ões da missa, são tomadas da Bíblia. O Saltério, eompê.ndio de eântieos litúrgieos do Antigo 'restamento, foi adoptado pela Igreja nas suas preces, eantos e hinos, e forma a substâneia l1a liturgia eatólica.

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