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34 A MENSAGEM DA BíBLtA temor te perturba; rodeam-te as trevas e vês-te oprimido pela inundação das águas» (Job, 22, 7-10; C:fr. Job., 29, 11-17; 31, 16-21). Os Livros Sapienciais fundam a sua doutrina social sobre os princípios enunciados no livro dos provérbios: «A justiça engrandece as nações; o pecado é a deca– dência dos povos» (14, 34) • «O ódio acende as dissenções; o amor eseonde as faltas». Sociologia do Novo Testamento Ao contrário do Antigo Testamento, o Novo não contém lei alguma. Contudo, tanto Jesus como os Após– tolos apresentam princípios morais e religiosos que in– fluem neeessàriamente na Sociologia e na Política. Todos os homens formam uma só família, e, enquanto filhos de um só Pai, são membros do mesmo organismo. S. Paulo 8. Paulo, na epístola aos Gálatas, tem uma afirmação que n'JS faz penetrar no coração do mistério cristão : «Não há judeu, nem grego; não há servo, nem livre; não há homem ou mulher, porque todos sois um em Jesus Cristo» (Gal. 3, 28). Desde que o Baptismo nos incor– pora a Cristo, desaparecem todas as diferenças de reli– gião, de raça, de condição social, de sexo. A unidade espiritual de Israel era menos perfeita: os prosélitos, as mulheres e os escravos perante a lei não estavam no mesmo plano que o homem judeu. Esta afirmação é de largo afoance para o indivíduo e para a Sociedade: magnífica proclamação da unidade e igualdade, postas acima de todo o exelusivismo. O na– rionalismo judaico é uma veste muito estreita que se rasga por todas as partes, sem intt>resse para o universalismo eristão. O mundo pagão com as suas divisões, o seu des. prezo pela mulher, as SUfü, injustas desigualdades e a praga vergonhosa da escravidão, treme em seus funda-

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