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EXCELÊNCIA DA BíBLIA tração da justiça: «O homem justo nos seus caminhos e recto nas suas palavras, que rejeita as riquezas adqui– ridas com a exortação, e sacode as suas mãos de todo o 1irc'sente eorruptor, e tapa os seus ouvidos para não ouvir conversas sanguinárias, e fecha os olhos para não ver o mal, habitará nas alturas e terá o seu refúgio nas rochas fortificadas, terá pão e nunea lhe faltará a água» (Isaías, 33. 15-16). Clamam, com violência e indignação, contra o açam– barcamento do produto dos campos, contra as grandes propriedades adquiridas à custa da usura e da opressão, contra o luxo atrevido, contra os abusos cometidos na pessoa dos débeis : «Isto diz o Senhor: Depois das mal– dades que Israel cometeu três e quatro vezes, eu não mudarei o meu decreto, pois que vendeu o justo por dinheiro e o pobre por um par de sandãlias» (Amós, 2, 6). Bstas indignadas palavras do profeta indicam a injustiça dos usurários que, por um par de sandálias emprestadas ou outra insignificância, pagavam-se, vendendo os des– validos. «A acção social dos profetas não pretende modificar a ordem estabelecida na sua forma externa; vai ao âmago das coisas; busca a última razão, a causa dos erros e, dando um impulso social novo em matéria de ética e de religião, procura provocar, de dentro para fora, urna renovação social do povo». Na literatura sapiencial Estas directrizes sociais da Lei e dos Profetas tem amplo eco nos escritos sapienciais. Lutam contra a mono– polizai;ão das riquezas, contra os juros exagerados e a usura (ProY. 28, 8-22), defendem os interesses dos pobres, das viúvas e dos órfãos: «'l'iraste, sem causa, os penhores a teus irmãos e, aos nús, despojaste dos seus Yestidos, não deste água ao fatigado nem pão ao faminto. Despe– dístn as -viírrns de mãos Yazias e quebrantaste os braços c1os órfãos. Por isso estás cercado de laços e um súbito 3

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