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EXCEL:ÊlNCIA DA BíBLIA 31 Pobres e ricos na Legislação Mosaica A legislação mosaica tem já disposições tendentes a suavizar as misérias sociais e até a preveni-las. Permite, por exemplo, cortar espigas ou cachos de m·as, mas proíbe leYá-la,:; no cesto: «Se entrares na vinha de teu próximo podes comer uvas até te saciares, mas níío as guardes em algum recipiente» (Deut. 23, 21-26). O Levítico manda que se não faça a colheita nos extremos dos campos: «Quando segares as messes do teu campo nã.o cort~1rás até ao chão o que nasceu, na superfície da terra nem apanharás as espigas deixadas, nem o rabisco e os bagos que caiem, nem recolherás as frutas dos pomares, mas deixarás que os apanhem os pobres e os forasteiros» (Lev. 19, 9-10). No Pentateuco, encontramos um ensaio da caridade organizada. As prescrições referentes ao ano sabático e jubilar mostram-nos o ideal social da Lei. De sete em sete anos não se deviam amanhar os campos, nem fazer a c.o– lheita, nem a vindima, etc... (Ex- 23, 10-11; Lev. 25, 1-7, 18-22). A terra descansava e cada um, fosse pobre ou rico, somente poderia apanhar, para comer, os frutos cria– dos sem trabalho. AtenuaYam-se aRsim as diferenças entre pobres· e ricos, pois todos tinham os mesmos direitos nos frutos. O ano sabático devia ser entre os israelitas o ano do perdão geral das dívidas: «No sétimo ano farás a re– missíío, a qual será celebrada desta maneira: aquele a quem é ckvida alguma coisa por seu amigo, ou por seu próximo, ou por seu irmão, não a poderá exigir, porque é o ano da remissão do Senhor; poderás exigi-la do pere– grino e do estrangeiro, mas não ao teu irmão, para que não haja pobres entre vós» (Deut. 15, 1-11). Não se devia exigir ao hebreu juros nos empréstimos monetários (Ex., 22, 24), nem nos de mercadorias: «Não exijas a:os teus irmãos juro algum, nem por dinheiro, nem por víveres, nem por nada do que se presta a usura» (Deut., 23, 20). Esta legislação procurava manter a igualdade social,

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