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30 A l\I:FJNSAGRM DA BíBLIA e dos ,-ossos olivais e dá-los-á aos seus servos. Tomará tamb(,m os vossos servos e servas, e os melhores jovens, e os jumentos, e os empregará no seu trabalho. Dizimará vossos rebanhos e vós mesmos sereis seus escravos» (I Sam. 8, 10-17). Além dos tributos e das devastações das guerras, é preciso ter em conta outras rausas psicológicas de empo– brecimento. Para o camponês da Palestina a vida era sumamente fácil; suas ovelhas e cabras davam-lhe o leite, a earne e a lã; as vinhas creseiam, quase sem trabalho, pois (le março a outubro não há ehuvas e ali não se veri– ficam as mol(,stias que entre nós são a praga da vini– cultura. Bastava levantar a mão para tér à sua disposi– (:ão azeitonas, tâmaras e figos. l\fas esta facilidade trazia com frequência a preguiça, a indolência e o abandono. O Lino dos Provérbios estigmatiza a indolência dos cam– poneses : «O preguiçoso não lavra no inverno; vài depois à husra da eolheita e nada acha. Passei junto do campo elo preguiçoso e junto da vinha do insensato. E tudo eram rardos e ortigas... e a sua cerca estava destruída» (20, 4; :34, 30). 1:Jrna má colheita, uma guerra ou as exigências tribu– tárias de pingues rendas, e eis o homem do campo, insen– sato <' eonfiado, prostrado na miséria. Tinha de pedir emprestado, Disto se aproveitavmn homens hábeis e sem eonseiêrn1ia JHtra <'nriquecPr à custa da indigência do vizi– nho. Omnpravam terras por módicos preços e arrendavam– -nas por preços ele"vados e eom pagas por adiantado. O cidadão que pedia emprestado hipoterava o vestuário, uma parte do eampo, todas as suas possessões, e às vezes, filhos e mulher; quando não podia liquidar o emprés– timo, o seu credor apoderava-se dos bens hipotecados: campo, filhos, mulher e até a sua mesma pessoa. Mas a reforma sorial iniciada por Salomão vai tomando vulto e já no tempo dos profetas existem duas classes separadas e hostis: a rlasse dos pobres, que são explorados e sofrem, e a classe dos rieos que vivem em insolente e descarada prosperidade.

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