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E, finalmente, nenhum liYro e'imo a Sagrada Escri– tura pocle propôr aos homens tão direetamPnte o ideal de perL'ic:iio, o destino (lPfinitiYo e sobrenatmal, já qU(, da {, a mesma paláYra <1e Dens rPYdada aos homPns. I<'az(•ndo ea(fa noit<> a leitura da Bíblia, alternando o Antigo e n Noyo Testamento, ('seolhenc1o as passagem, mais apropriadas à eapaeidailP dos leitorrs, ou seguindo as sm·g(Tências ela liturgia <1ominieal. a Bíblia torna-se• um meio insubstitufvel de formac:ão, níio sômentr religiosa, mas tambrm moral e humana. ,,Aprrweitando o momento mais intem:o de uniíio, que é o <la orar:iio em eomum à tarde, p()(1(•-se muito bem fazer uma lPitura da Bíblia. Hencwarnlo a sua leitura nnm ambienfr ele ,,ilêneio (' d(• reeolhimento, a palaYra de Deus tem (le penetrar profurnlanwnte mm almas. Lida c•om 8oknidai1e (' simplieidade no mqme1ito da orac:íio, ela mpsma ,,e eonn'rte numa magnífi<'a orac:iio». Assim, a erianc:a eomo o jovem viio t•ntrando pro– greHsi-varneiJtp 1w eonhe('inwnto da história da sah-ac:ão, e os temas tradieionais d,l ensino da e,Ü<'quese e da litur– gia da Igreja, atrnv(,s dos srcu 1 os, passaram a ser mais familiares <> intdigÍY('Ís, uma V('Z qul' são lidos no seu contexto adequado. e) Al\IBIENTE PEDA<+úGIC 1 0. Seria 8Uma- mentmrn'nÜ' útil e proveitoso passar l'Ill revista tndos 08 mrtodos pedagógicos de ('dUl'fü;íio e rk formação, dando à Bíblia, que (, a palaua de Deus, S<'mpre oportuna para t()(las a,, eireunstâncias da vida, um lugar de mais dPstaqrn· e de Ill('J'l'(•ida primazia e uma funr:iio de maior 1·t>krn e eficácia. O,, eateeismos, a<lmirÍffPis eomprndios de teologia, ea1 ecem por eompleto de intuiçiio e <1e adaptac:ão peda– gógic0a8. A crianc:a limita-se a repPtir um.118 fórmula,, ma– quiua::nwnte, profrrirn1o quas<> ÜH'mrneÍl'.lltPmeiite uns ter– mos psquisito8 e umas afirma<;ÕP8 eheias de r,;abedoria, mas que ela nüo entende m'm polle <'lÜ(•IHll'l'. Assim Yai o pequenito gastando preciosa,, PHPrgias que poderíam ser

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