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28 A MENSAGEM DA BIBLIA lamberão eles também o teu sangue»• E disse a J esabel (esposa do rei) : «os cães comerão a Jesabel no campo de Jesrael; Se Acab morrer na cidade comê-lo-ão os cães, mas se morrer no campo, comê-lo-ão as aves do Céu». No Antigo Testamento a legislação vigente entre o povo escolhido converteu-se num direito natural, orien– tado no sentido da justiça e do amor: «Em todas as lite– raturas não existem doutrinas sociais que se possam com– parar com as da Lei e dos Profetas, sobre as quais re– caíram os olhares inquietos dos homens de todos os tem– pos e onde os corações abalados pela dúv'ida, na luta contra a injustiça, encontraram tanta alegria e espírito de sacrifício»• Na época dos patriarcas Os hebreus, na época dos patriarcas e durante a sua estadia no deserto, eram nómadas. Entre os nómadas ou semi-nómadas, as tendas, os utensílios, os rebanl10s, são propriedade individual, mas os pastos ou não pertencem a ninguém ou pertencem às tribos que ocupam essas re– giões. As terras de cultivo, quando existem, pertencem aos indivíduos ou à tribo; neste último caso, geralmente, reparte-se todos os anos por cada família. O P. A. Jaus– :sen, no seu livro «Ooutiimes des .tirabes au pays de Moab, conta-nos que a tribo cristã de Hegazin, todos os anos sorteia as terras de cultivo entre as famílias, «e deste modo a pobreza não existe entre estas gentes, pois nin– guém pode açambarcar o terreno, mas todos podem viver, se trabalham». Ao estabelecerem-se os Hebreus em Canaã Quando os hebreus se estabeleceram em Canaã ope– rou-se uma profunda mudança no campo social e econó– mico; de pastores nómadas converteram-se em agricul– tores sedentários. A propriedade antes de ser privada, foi, ao menos em parte, familiar. A lei do levirado é,

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