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282 A 11Kl''8AGK\I DA BfBLIA assim o prostra». Bsta-, palanas do grande estilista espa– nhol Azorin. do seu livro Castilla, são a expressão de uma rea1idac1e universal, ineludível e sempiterna. «Do mesmo modo que ninguém se pode eximir do amor, tam– bém ninguém se pode libertar da dor», diz a Imitação de Cri.sto. A posição que, segundo a Bíblia, devemos adoptar perante a dor, é a resignação paciente e o acatamento vo– luntário. A resposta de Deus no livro de J ob assim o dá a entender. Para a ·vida religiosa do homem, 'o poeta dá ao problPma do sofrimento uma solução insuperável: Deus é o guia omnipotente e sábio do mundo. A Provi– dência acompanha o curso da vida de cada ser humano com tal atenção, que cada alma está numa relação única, no seu género, eom o Criador e Conservador da sua existência. Todo o ser humano extraviado, que anseia e suspira pela Pátria eeleste, conta com uma absoluta e singular protecção para se não perder num caminho cheio de atalhos. Se 'os seres humanos desconhecem esta protecção que envolYe toda a sua existência, é porque não compreendem ou não querem a sua felicidadt', confun– dindo-a com os planos da vontade própria do bem estar burguês. Mesmo que a Providência use para com eles os meios de correcção e os fira, fá-lo sempre com sabe– doria e amor. A Yontade própria deve ser desintegrada pelos sofrimentos, de sorte que se forme na alma um espaço -vazio para receber a grac;a. No conjunto harmónico do Uni-verso 6 onde se rea– lizam os planos de Deus. A razão diYina possui e dispõe de todos os fios que o canhama<;o das realiaddes cósmicas vai tecendo. Deste modo, o univrrso tem uma orientação e um sentido. Deus vê esta finalidade que só parcialmente é intelighrel ao espírito do homem. Os transtornos que se verificam n'os pormenores da economia uninrsal só têm essa triste significação para as pobres e limitadas perspectivas elo homem. Contudo, vistos do plano de Deus, inserem-se na ordem e na harmonia do todo. Portanto, o indivíduo coopera nas mais vastas e universais inten-

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