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26 A MJ;JNSAGEM DA Bíl3LtA homem, criado para viver em sociedade e, portanto, obri– gado a observar as leis. S. Paulo traça-nos, na epístola a Tito (3, 1), o modo como se devem comportar os cristãos para com a autori– dade• Não quer isso dizer que se deva aceitar cegamente, como vinda de Deus, qualquer lei promulgada por gover– nos humanos, A expressão de S. Paulo : «porque é minis– tro de Deus para o bem», inclui uma limitação à obe– diência universal. Há leis que podem ir contra a cons– ciência e contra o bem da Sociedade. Temos o caso de Pedro e dos Apóstolos diante do Sinédrio: «Importa obe– decer antes a Deus que aos homens» (Act. 5, 29). Porém, fora desta circunstância, cada qual deve procurar manter o equilíbrio social, mesmo à custa de sacrifícios pessoais. E se as autoridades recebem de Deus o seu poder, segue-se, logicamente, que só o podem usar em confor– midade com a vontade divina. Desde o momento em que o Superior é ministro de Deus para o bem, toda a Polí– tica, tanto colectiva como individual, deve sujeitar-se à lei divina. À luz da Bíblia, o maquiavelismo que tudo permite ao príncipe para a manutenção do poder, é uma espantosa imoralidade. O Estado que pretende ser absolutamente soberano - lei e fim, ao mesmo tempo - converte-se, segundo a Bíblia, num ídolo; e toda a «política realista», privada de Deus e da Sua vontade, se coloca ao serviço dos ídolos. b) - Relações entre pais e filhos. - (Ef. 6, 1-6; Col. 3, 20). S, Paulo expõe nessas duas epístolas as rela– ções mútuas entre pais e filhos. A obediência dos filhos aos pais deve ser universal, porque, isto é agradável a Deus e aos homens; na epístola aos de Efeso, diz que a obediência deve proceder de um motivo sobrenatural. Isto define também os limites da obediência: não obriga , quando as ordens são contrárias à vontade divina. Os pais, por sua vez, devem educar os filhos, con– forme as exigências do ideal cristão : com firmeza e do– çura; não os irritar com ordens duras, caprichosas, arbi– trárias, com ameaças ou castigos desproporcionados; a
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