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DEUS E O DESTINO DE CADA HOMEM 263 1mgma, cuja solução só pode ser dada por um louco, na frase de Henri Heine. Ao contrário, deve servir os fins do seu Criador e Conservador; a natureza inteira pro– dama o Seu Poder, BCJleza, Sabedoria e Bondade. O autor do Eclesiástico exclama cheio de entusiasmo: «... a glória do Senhor reflecte-se nas suas obras. O Senhor investiga o abismo e o coração do homem, e penetra nos seus mais recônditos escaninhos. Conhece o passado e o futuro, e as coisas mais ocultas... Tudo vive e permanece J,ara sempre, e tudo lhe obedece. Todas as coisas diferem uma." das outras e nenhuma de:as é inútil. Quem se can– f,ará de proclamar a sua beleza» 1 (Cap. 42). Deus dirige também o curso da h1stória para um fim drterminado, ser.,'tmdo o seu plano prrestabelecido. A acção t:obrenatural de Deus na história da humanidade, segundo a Bíblia, aparece moralmente determinada peJa Sua jus– tiça e, em última análise, ajusta-se aos fins da Sua von– iade e paternal amor, quer quarnlo derrama o suave rocio Jci sua hf>nção, quer quando eastiga os povos e os homens para lhes ensinar o eaminho da autêntiea sabedoria; por– (JlW, segundo a Bíblia, a tNTa está eheia do seu amor e'. Pste amor permanece eternamente>. pois como diz Van Der .:\foers, no seu romanee «Corpos e almas», para além do :;mor, há apenas o amor, que é Deus». Os livros histórieos, os salmos, os Cânticos e orações (la Bíblia estão infortnados pela ideia da Providência. Em <füla página supõe-se ou afirma-se que é Deus quem or– dt>rnl e dirige todos os destinos da humanidade. «Deus da morte e da Yida, faz baixar ao sepulero e sair dele. f~ Ele quem empobrece e enriquece, quem humilha e exalta. Levanta o pobre do pó, e do estereo eleva o indi– gPnte, para que se sente com os príneipes e ocupe um trono de glôria». (I Salmo 2, 6-8). Ainda ninguém conseguiu · dff;crever a Divina Pnrddência com I)ala-vras tão sublimes 1) cafrrnntes como Job, o homem das dores, oprimido pela mão de Deus. O próprio Deus dá-lhe a resposta com palavras que são uma magnífica lição da insuficiência do homem e da ineomensurável grandeza do seu Criador:

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