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INTBRPRBTAÇÃO CATóLICA DA BíBLIA 179 Deus. Eis os princípios que se devem ter presentes para fazer uma boa acomodação : 1) Nunca se deve apresentar como se fosse o sen– tido genuino da Escritura. 2) Deve haver certa analogia ou semelhança com o texto original. Não deve estar em contradição com o sentido literal. 3) A acomodação não serve, e, portanto, não se deve aduzir para provar uma doutrina. 4) Os textos bíblicos nunca se devem aplicar a cir– cunstâncias humanas. Tenham-se presentes as recomen– dações de Pio XII na «Divino afflante Spiritu» : «(Os exegetas) tenham religiosa cautela em não propor como sentido genuíno da Escritura outros sentidos transla– tícios. Porque, mesmo quando possa ser útil, principal– mente no desempenho do ofício de pregadores, certo uso mais amplo do Texto Sagrado, sempre que se faça com moderação e sobriedade para ilustrar e recomendar as coisas de fé e costumes, contudo, não se deve esquecer que este uso da Sagrada Escritura é como que uma coisa externa e acrescentada». (Podem ser muito úteis os livros de G. Riccioti: Bíblia e não Bíblia; e de J. V. Bainvel, Les contresens bibliques des predicateurs). 4) Sentido típico, ( espiritual ou místico).- Sen– tido típico, segundo a opinião mais usada, é o que deriva, não imediatamente das palavras, mas das pessoas, coisas, acções, instituições, que por disposição divina signifi– caram outras pessoas, coisas, acções ou instituições. O sentido típco é prerrogatva exclusiva da Bíblia, pois sendo Deus o autor principal da mesma, nela "so– mente pode haver um sentido, intentado unicamente pelo autor principal. Na tipologia existem três eletnentos: dois materiais e um formal. Os elementos materiais são o tipo e () anti– -t1'.po, ist-0 é, o que s:gnifica e a coisa significada; o ele– mento formal está constituído pela inte,rição de Deus,

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