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l'.\'l'ERl'HE'l'A<;so CATóLICA DA BíBLIA 177 sentido planeado pelo autor, e não os diversos: sentidos: que o leitor ou o intérprete possa descobrir num mesmo text(/. Bnquanto a Igreja não determinar outra coisa, po– der-se-á discutir, principalmente nas passagens obscuras, qual foi o sentido intentado pelo autor inspirado; porém, sr'rá sempre vPrdad( 1 , que este sentido é somente um. No sreulo XVI aparece a teoria pluriliteralista, que a(luz e111 sua defesa a autoridade de Santo Tomás e de Santo Agostinho. Purn1am-se na dignidade da Escritura que exige que uma palan'a se tome ern vários sentidos. Responde-se, dizendo que a própria autoridade da Bíblia Pxige que dela se exclua toda a ambiguidade; o autor sagrado Pxprime-8e à nossa maneira humana; e usar pa– laYras que, num determinado contexto, tenham mais que um sentido é incorrer muna confusão e ambiguidade de– sorientadoras, impróprias do Livro Sagrado. FJ verdade que textos do Antigo Testamento, quando são eitaclos no Novo ou pelos Santos Padres adquirem sentido diYerso. o Salmo 2, 7-8 «Deus disse-me: tu és meu filho, hoje te gerei» é interpretado nos Actos dos Apóstolos 1:3, 33 como referindo-se à Res– surreição de Cristo; e na epístola aos Hebreus 1, 5, para provar a divindade de Senhor. Porém, não é ne– cessário admitir que nos três casos se trate de sentido liü·ral, pois pode ser também um sentido típico 'ou uma mera acomodação ou aplicação. «Se a Ílrnpiração é tcândriea - escreve C. Charlier na «Leitura Cristã da Bíblia» - , o sentido da Bíblia é-o também, necessàriamente. O pensamento da Bíblia não é fruto da junção de dois pensamentos heterogéneos e formados independentemente; é o pensamento único de Deus, incarnado no processo humano. Existe necessària– mente eo:ncidêneia não digo identidade - entre a ex– pressã.o humana e o pensamento divino, e este último está obrigatoriamente circunscrito pela primeira». 3) _,.,._..,,.,... ,u,.uu,,uu do texto da Sagrada Escritura. A unicidade do sentido literal na Escritura não exclui 12

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