BCCCAP00000000000000000000426

176 A MENSAGEM DA BíBLIA sentido. Os profetas predisseram vários aspectos do Mes– sias e do seu reino. Nenhum deles teve diante dos olhos o quadro completo. A visão de conjunto só a 'obtiveram as gerações posteriores, que, por sua vez, possuíam as profecias e o seu cumprimento. O sentido literal do Gé– nese 3, 15, é o de uma luta entre a humanidade e Satã. O desenvolvimento posterior da profecia mostrou que o Messias seria, na verdade, o Vencedor; e este ponto de vista foi, naturalmmte, confirmado com a vinda de Cristo. Deus é quem inspira a profecia e faz com que esta se cumpra. Isto poderia parecer um exemplo do sentido pleno, um sentido de que o haglógrafo não teve consciência. Os que negam a possibilidade do sentido pleno apoiam as suas razões no próprio conceito de inspiração; não se vê como se possa ronciiiar a teoria do sentido pleno com a instrumenta1'idade própria do hagiógrafo. A doutrina tomista da causalidade instrumental ensina que o instrumento só exerce uma virtude instrumental, exercendo a sua própria virtude e na medida em que a exerce. Sendo, pois, no nosso caso, a virtude própria do instrumento conhecer e querer, não se vê como Deus possa empregar o entendimento e a vontade do hagiógrafo como instrumento para comunicar o que o hagiógrafo não Pntende nem pretende, portanto, comunicar. O hagió– grafo, tal como Deus, é verdacleiro autor do sentido ex– presso mediante as palavras; mas se essas palavras in– cluem uma intenção divina desconhecida do hagiógrafo, essa parte que passa despercebida ao autor humano, não se poderá chamar sentido escriturístico. E neste caso não há questão. O sentido pleno não se distingue do próprio sentido literal. Mas se 'o hagiógrafo ignora tal «plus– valia», como se pode falar de uma prolongação do sen– tido Hteral, o qual, por definição, é o que o autor hu– mano se propõe expressar? b) Unicidade do sentido literal. - Unicidade de sentido literal significa que toda a afirmação da Sagrada Escritura não contém nem pode conter mais que um só.

RkJQdWJsaXNoZXIy NDA3MTIz