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IXSPrnAÇ_'AO l•] INEimANCIA 167 ta-se de uma acomo(la<}ío à maneira corrente de falar dcsses tPmpos e PnfrP os poYos aos quais são destinados tis Linos ~ag1·ados. Na (1eserição dos fenómenos naturais aternle-se, não à rnütll'eza íntima das (•oisas, mas às suas aJiarências ('Xfrrnas. Ao classificar, por exemplo, o coe– lho e a lPlm· Pntn, os ruminantes, a Bíblia, não faz uma a1n'P('iaçã1J (•ientífiea. mas Yulgar· e externa. Ainda hoje os homcns de cWncia, perfeitos conlweetlores da natureza dos frn<Ímenos, rnmm cxpres.'>Ões fundadas nas aparências das coisas; por ex(•mplo: o sol nasce, põe-se, obseure– ee-:w, etc. - A inspira<;iío P, eonseguintPmente, a inerrâneia, !'P<•ni sohre os jufaos, fritos pelo hagiógrafo, e não r:::obre as opiniões printdas. «O earisma da ins11iraçfio nfio ilu– mina todo o seu p(•11samnüo escreve Benoit -- , e não eorrige todos os seus r•rros, até fazer do hagi<Ígrafo um nrnniseiPnt<·; ilumina-o para que esereva tal livro e ga– rante o sPu ('Onlwl'illH'lÜo imieamente na medida em que interessa din•<•i.mw11te ao S('U propósito». Dom C. Char– liPr diz a nwsnrn coi'm em «Lrilura cristã da Bi71Ua»: «O ('rro nH:de-se JH'las pl'<'Ü•nsões formais clP um (•seritor num dado meio; na. Bíblia. por{>m, tais pretensÕPs têm dois earaetpn•:-; hitimarnP1lt(• subordinados. Por uma partP, o autor priiwipal, que (, Deus, niío se propÕ<· mais qun 11m fim: dar ao (wrncm uma. do11lriHa religiosa. E;.;la tloutrina religiosa apoia-se em Pnsi11anwntos humanos, e seria um PITO gT/\YP restringir o privilégio da impossi– bilidade (1e eJTo a1wnas às partrn da Bíblia que tratam de <[l!Pstfü•s clogmátieas ou inorais. Mas esta subordi– nac:ão total do Pnsino, <lado com um fim religioso, res- 1l'ingc o a1eall(:P dos msinos nuxiliares: exclui elara– lllPntP toda a prpfrnsão eientífiea. Por outro lado, esta doutrilla <li\'ina, da<1a por intermédio do autor inspi– rlHlo, Pstfr lncaniada... rte. «Th·us., que se sern· do hagi<Ígrafo como instru– mento para transrn itir as Yerdadps rc•ligiosas ou pro– fanas, enquanto estas têm um aleanee religioso e sobre– natural, não tem 1wcessidade de corrigir as concepções

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