BCCCAP00000000000000000000426

](i6 A J\rnNSAClRM DA BíBLIA (, o mesmo lkus que i11f11nd1• a H\ e ren•la os mis1rrios r quP à alma deu a luz da razão». A nalurPza e a Bíblia <1iz lwlam1·11i<· l\Junoz Igksias -- , são duas páginas 1le um in<·smo lin·o, es<·ritas pelo rnPsmo autor". Ll•iío XIII, 11a !'n!!'id1nfissimus Dru,~. aponta, eom luz !ll('ridiana, o l'aJlli11ho da \'enlmlPira inlerprt'lac;ão. «1\nks dP mais nada, d<•n•-sp eo11sidet·ar que os <·8- L'l'ilores sagrados, ou allll'S. o Bspírito de Iku.-.,, que falant por t'lt•s, n;ío prelendt'l'arn PnsiHm' aos homens <'S,sas c·oisa,; (a íntima na!UJ'PZa ou <'<ms1i1uit:iio das <'OÍsas q11P se Yl~cm í. pois, d" nada llws Kerviria para a sua :-;alnH;iío: po1· mais que intentar cm senli<lo própri<J a <·xplorllC:iío da rn1t lU'PZa. cl<'Kl'l'l'\'üJll 011 ti-atam. às \'ü– ZPS, elas rnr>smw, ('nic1m;, c111 sentido [iuurado 1 Oli, s-cr;1rndo o modo dn falar d1u111<fu. {pon1. fomrns qiw ainda hoj<' SP pmprPgam 11a \·ida quoti<liana P usam al(\ os homens mais eullos. l~ 1101·qL1e quando vulganm'JJÍl', nos Pxpri– rnimos, ü•nws o eostunw (le r<'ah:ar o que prinwirarnenlP eni soh a aleada <los sPntidos. lla meimia sorte o eseri1or sagmdo e,isto já o a<1n·rtiu o Doutor Ang{>lieo .se deixa g1iiar pelo q w· c1t•ns1 \·<·lrnPJÜP lhe apare<'<'»; foi isso qu<' Deus ü•n• t'lll Yista ao falar aos homP11s; falar– -lhPs à í11mwira humana para que dec1 o ente11dr>c1sPm». Leão XIII enuncia dois princípios orientadores: 1) l\luitas das afü·ma(.'.Õe,; híblieas, que cienfrfieanwnte pat·e(•em irn•xal'tas, rnPontram-se em passagPns n'itida– mrnte po6tieas. Não vigorosas e aurlazes pernonifiea{.'.Õ<'S po61i<'as rom as quais o hagiógrafo prorura. manifestar uma YPn1a<fo filosófieo-teológira. Nabacuc, per exemplo, tt•m psta l'X<·lamac:fio para imfü·ar a omnip'otência e ahso– l uio domínio do SPnhor: «PsqueeP-se o Sol do sc>u leYante e a Lna fiea na sua morac1a, perante o brilho das tuas sPtas yoa<loras e o rr>splell(lor da tua lança fulgurante» (TIah. :~ .• ll). 2) Outras afirma<;ÕPs enc>ontram-se em passagPns d!'Hpidas l1e todo o tPxto poéti<·n, dando o autor a entPn– der quP as Pin1n·ega em sentido próprio. Nestes easos l1l'Ye apliear-se o Regun<lo princípio de Leão XUI: Tra-

RkJQdWJsaXNoZXIy NDA3MTIz